E agora, o que fazer?
“ O projeto auxilia bastante a todos nós, pois há alunos que chegam no ensino médio sem saber qual profissão seguir. Nossa turma irá para o ensino médio com um pensamento mais formado sobre suas escolhas profissionais.
Gabrielle de Lima Corrêa e Lucas Machado | aluno(a)
Expedição Investigativa
Quais escolhas fazer para o meu futuro? A partir da apresentação da proposta do projeto e da pergunta exploratória, eles foram levados a sala de informática para pesquisar sobre as diferentes profissões. Após a pesquisa eles retornaram para a sala de aula e responderam a pergunta exploratória da seguinte maneira. 1) estabilidade; 2) plano de carreira; 3) ser relevante para a sociedade; 4) ser feliz na minha escolha profissional.
Objetivos
Promover a construção entre os alunos de questionamentos sobre as suas escolhas profissionais, quais os caminhos a seguir, quais os interesses e talentos desses jovens.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• 2ª Guerra Mundial;
• Brasil: da Primeira República (1889-1930) ao Brasil atual;
• Profissões e elaboração de textos em inglês;
• Matemática Financeira e Estatística;
• Todos os conteúdos serão envolvidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Num primeiro momento iremos pesquisar sobre as profissões escolhidas pelos alunos e como elas mudaram ao longo dos anos, e com isso demonstrar como os talentos e potencialidades são fundamentais para nos adaptarmos as mudanças que ocorrem em nossas escolhas profissões. Em outro momento, o interesse é analisar o mercado profissional que os alunos pretendem ingressar, para tanto eles devem pesquisar na cidade alguns profissionais que atuem na área.