Promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem por meio da ludicidade.
“ As atividades são bem legais, são boas para aprender. O que eu mais gostei foi de fazer o pano (pintura em tecido) para o dia das mães e o chaveiro.
Kerlon | aluno(a)
Expedição Investigativa
Desse modo, a cada aluno perguntou-se: Você conhece estes materiais que estão sobre essa mesa? Hoje você irá observá-los e dizer a partir desses materiais qual o seu interesse de aprendizagem. Para isso, você poderá escolher o/os material/is e desenvolver algo com ele/s explicando o motivo dessa escolha. Após ter realizado a pergunta exploratória, percebeu-se que para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Objetivos
Através de jogos, atividades lúdicas e cooperativas desenvolver as habilidades que ainda não foram construídas pelos alunos partindo dos seus interesses, durante o período de realização do atendimento educacional especializado (50 minutos por aluno) nas quintas-feiras e sextas-feiras e no Apoio Pedagógico (50 minutos por aluno) nas segundas-feiras e terças-feiras pela manhã, quartas-feiras e quintas-feiras a tarde.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
- Escrita, reconhecimento do nome, coordenação motora: Pintar e/ou bordar nome em uma toalha;
- Escrita, reconhecimento de letras, aprendizado de medidas e formas de medir: Confecção de um mural do alfabeto na sala de atendimentos (prevendo medidas, escolhendo local, planejando onde cada letra será escrita, cada letra feita de uma forma);
- Escrita, leitura, criatividade, coordenação motora, lateralidade: Confecção de jogos de leitura, escrita e raciocínio lógico com materiais recicláveis e Jogo torre de Hanói;
- Escrita, leitura, interpretação, coordenação motora, raciocínio lógico: Confecção de um livro de pano de história infantil e um de conceitos;
- Escrita, coordenação motora: Pulseira do nome do aluno e alguém que queira presentear de Natal, Auto estima, coordenação motora e Chaveiro de feltro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a pergunta exploratória foi realizado a conversa com o aluno sobre sua escolha e possíveis metas a serem alcançadas durante esse ano letivo pensando e planejando conjuntamente algumas atividades específicas, onde cada educando traçou o seu “Projeto”.