Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem por meio da ludicidade. As atividades são bem legais, são boas para aprender. O que eu mais gostei foi de fazer o pano (pintura em tecido) para o dia das mães e o chaveiro.
Kerlon | aluno(a)
Expedição Investigativa

Desse modo, a cada aluno perguntou-se: Você conhece estes materiais que estão sobre essa mesa? Hoje você irá observá-los e dizer a partir desses materiais qual o seu interesse de aprendizagem. Para isso, você poderá escolher o/os material/is e desenvolver algo com ele/s explicando o motivo dessa escolha. Após ter realizado a pergunta exploratória, percebeu-se que para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Objetivos

Através de jogos, atividades lúdicas e cooperativas desenvolver as habilidades que ainda não foram construídas pelos alunos partindo dos seus interesses, durante o período de realização do atendimento educacional especializado (50 minutos por aluno) nas quintas-feiras e sextas-feiras e no Apoio Pedagógico (50 minutos por aluno) nas segundas-feiras e terças-feiras pela manhã, quartas-feiras e quintas-feiras a tarde.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

- Escrita, reconhecimento do nome, coordenação motora: Pintar e/ou bordar nome em uma toalha;
- Escrita, reconhecimento de letras, aprendizado de medidas e formas de medir: Confecção de um mural do alfabeto na sala de atendimentos (prevendo medidas, escolhendo local, planejando onde cada letra será escrita, cada letra feita de uma forma);
- Escrita, leitura, criatividade, coordenação motora, lateralidade: Confecção de jogos de leitura, escrita e raciocínio lógico com materiais recicláveis e Jogo torre de Hanói;
- Escrita, leitura, interpretação, coordenação motora, raciocínio lógico: Confecção de um livro de pano de história infantil e um de conceitos;
- Escrita, coordenação motora: Pulseira do nome do aluno e alguém que queira presentear de Natal, Auto estima, coordenação motora e Chaveiro de feltro.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a pergunta exploratória foi realizado a conversa com o aluno sobre sua escolha e possíveis metas a serem alcançadas durante esse ano letivo pensando e planejando conjuntamente algumas atividades específicas, onde cada educando traçou o seu “Projeto”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Candida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
Atendimento Educacional Especializado e Apoio Pedagógico

Número de alunos
20

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Os alunos demonstraram envolvimento e motivação, o que tem auxiliado a potencializar suas aprendizagens de forma prazerosa. Por meio da parceria com outros professores de sala de aula que possuem alunos incluídos, também foram desenvolvidas atividades e jogos planejados nesse projeto, onde percebeu-se maior avanço nas aprendizagens, bem como, maior interação e cooperação entre os alunos.
Ana Paula Ferraz | Professor(a)