Quero saber o que as letras dizem.
“ Estou gostando muito do nosso projeto aonde temos o cantinho da leitura, gosto muito dos livrinhos, jogos e quebra-cabeça. Gosto do PUFV porque é divertido, recebemos atividades legais, diferenciadas e boas para o ano.
Karen | aluno(a)
Expedição Investigativa
Por que devemos conhecer as letras e qual a importância delas para nossas vidas? Os alunos saíram com as professoras para expedicionar no entorno da escola até o comércio da cidade, observando onde seria possível encontrar letras, em que lugares elas estavam, o que significavam. Os alunos perceberam, já na saída da escola, as placas de carro, de trânsito, algumas placas nas casas, nas fachadas das lojas, o nome das ruas, nome dos produtos no mercado e a sinalização horizontal.
Objetivos
Compreender o significado das letras nos diferentes tipos de textos para desenvolver a alfabetização nestes alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Recontagem de histórias e expressão oral: Cantinho da Leitura - melhorar o ambiente em sala de aula com livros novos;
• Coordenação, conhecimento das letras, cooperação: Montagem e criação das letras pelos alunos com a ajuda de alguém da comunidade;
• Criatividade, escrita, cooperação: Campanha para uso da geladeira de leitura, Estímulo para a utilização por parte dos alunos;
• Desenvolvimento criatividade, escrita, releitura dos livros: Sacola da leitura;
• Ludicidade e cooperação, conhecimento de letras e sílabas: Criação de jogos com as letras e compra de jogos pedagógicos;
• Ludicidade, criatividade, coordenação motora, expressão corporal e oral: Criação de livrinhos e fantoches para dramatizações;
• Desenvolver o prazer pela leitura: Levar os alunos para ler em diferentes ambientes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Chegando de volta na sala de aula foi realizada uma roda de conversa sobre o que eles tinham percebido e encontrado durante a expedição, sendo que a maioria da turma reconhecia a letra, mas não atribuía significado. Nessa roda de conversa também foi escolhido, de forma democrática, o nome do projeto: “Quero saber o que as letras dizem".