Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprender a Conviver Brincando Quando eu crescer quero ganhar bastante dinheiro para comprar vários brinquedos e trazer para essa escola.
Mizael Ascoli | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de momentos de brincadeiras dentro e fora da sala de aula. Percebi que a criança se envolve nas brincadeiras de forma espontânea e se integram com o grupo com mais facilidade.

Objetivos

- Oferecer condições de aprendizagens e descoberta através das brincadeiras;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo a conviver com o outro.

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto contou com o envolvimento das professoras, alunos e familiares.

Articulação com o currículo

Participação em situações de brincadeiras; respeito as regras simples de convívio social; interesse em situações que envolvem a relação com o outro; exploração de diferentes brinquedos; comunicação e expressão de seus desejos e necessidades; valorização de ações de cooperação e solidariedade; conhecimento das várias modalidades da linguagem; exploração e conhecimento do esquema corporal; recreação da criança com a família; valorização dos hábitos e atitudes; manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos, aperfeiçoando suas habilidades; respeito e cuidado com objetos produzidos individualmente e em grupo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Infância

Turma
Maternal

Número de alunos
22

Educadores
Fabiana Canova, Luciana Werner, Neusa Souza

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sarandi

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SARANDI

O brincar desenvolve a formação integral da criança. Considero que o brincar é a principal atividade da criança e trabalhando com diferentes práticas educativas se desenvolve a identidade e a autonomia da criança, tornando-as capazes de expressar seus sentimentos, desenvolvendo valores, compartilhando brincadeiras e praticando a cultura lúdica para compreender o universo.