Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Comunidade, responsabilidade de todos Nos dias atuais, as pessoas não tem consciência do estrago que o lixo causa. O ar que respiramos é muito poluído e a quantidade de agrotóxico é assustadora.
Como podemos contribuir fazendo a nossa parte?
Reduzindo o consumo de água e luz, reciclando ao separar o lixo seco do orgânico, reutilizando potes vazios, recusando o consumo exagerado e repensando nossas atitudes.
Andressa Francieli Posselt | aluno(a)
Expedição Investigativa

Em agosto de 2016, foi realizada uma caminhada na comunidade do Buraco Fundo, afim de que os alunos pudessem analisar, e observar tudo que fosse do interesse dos mesmos, conhecendo e reconhecendo a comunidade na qual a escola está inserida. Os alunos saíram da escola com o intuito de encontrar alternativas para a pergunta exploratória “O que vejo no caminho da escola?”. A partir desse questionamento, os alunos puderam observar várias coisas e fatos interessantes.

Objetivos

Construir com as comunidades de aprendizagem, uma análise crítica da realidade, para encontrar formas adequadas para a destinação dada aos resíduos sólidos, vinculando à promoção da saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Responsabilidade compartilhada por todos: escola, sociedade e família. Nossa comunidade de aprendizagem envolve a escola, pais, alunos, professores e a Comunidade Quilombola Santos Rocha.

Articulação com o currículo

Ciências: Vida e ambiente, ser humano e saúde, o lixo e a poluição;
Matemática: Números e operações, geometria, grandezas e medidas, tratamento da informação;
Português: Leitura, produção escrita, oralidade;
Geografia e História: o ambiente em que vivemos, o aluno e suas relações sociais na comunidade;
Arte: Releitura de obras de arte, construção de brinquedos com materiais alternativos e a sustentabilidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O assunto escolhido em roda de conversa foi esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o depósito de resíduos sólidos às margens da estrada geral nas proximidades da escola.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueiredo de Menezes

Turma
4º ano, 5º ano A e 5º ano B

Número de alunos
39

Educadores
Adriana Oliveira da Silva, Catiane Dornelles Carvalho, Leticia Mahl, Maria Cristina Kaufmann e Silvane Inês Kroth

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Vale Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE VALE VERDE

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Experienciar a realização de um projeto com os passos do Programa, foi extremamente significativo. Acredito que a escola construiu parcerias, provocando os alunos quanto a importância da destinação correta do lixo. Assim, foram desenvolvidas ações que proporcionaram conhecimento e crescimento, tornando nossos educandos seres humanos críticos capazes de atuar, preservar e cuidar do Meio Ambiente.

Repercussão na mídia

Semanalmente, é publicado no jornal de circulação local, denominado Gazeta Popular, as atividades desenvolvidas pela Escola Adélia. Em diversas oportunidades, as notícias referiram-se às pesquisas e desenvolvimento do projeto construído a partir do Programa. O jornal, para a escola, passa a ser um meio de divulgação das atividades e busca do engajamento da comunidade.