Nós somos o que comemos
Expedição Investigativa
Vivemos para comer ou comemos para viver?
A expedição aconteceu através de questionário enviado aos pais para ver os possíveis temas que os mesmos achavam relevantes.
Ao retornar o questionário, foi dialogado com os alunos sobre os temas e escolhido um tema por todos.
Objetivos
Proporcionar aos educandos vivências do aprendizado, visando sensibilizá-los quanto à importância de uma boa alimentação para manter a saúde, prevenindo doenças e promovendo o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, familiares, funcionários, equipe diretiva, nutricionista e comunidade
Articulação com o currículo
Português: Textos informativos para interpretar e produzir textos sobre o assunto; dissertação
Matemática: : Quantidades: altura, peso, fórmula do IMC, potência, divisão, multiplicação com números decimais.
Espanhol: Tabela periódica e composição dos alimentos, vocabulário; Pirâmide alimentar.
História: Vídeos da forma e tipo de alimentação aos longos dos anos, e povos diferentes. Era industrial e as mudanças de hábitos alimentares das famílias.
Geografia: Diferentes espaços geográficos e os tipos de alimento predominante.
Ciências: Doenças associadas à má alimentação; Nutrição e desnutrição; Composição dos alimentos. Nutrientes dos alimentos, substâncias que compõe os alimentos.
Artes: Linha do tempo com as mudanças nos hábitos alimentares em forma de cartaz ou jogral; painel com colagem de alimentos e a diferença entre alimentos saudáveis e não saudáveis; Confecção de cartazes.