Daqui pra lá, 1, 2, 3. De lá pra cá, conte outra vez 4, 5, 6...
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no ambiente escolar com os alunos nos primeiros dias de aulas com o conhecimento prévio que cada criança traz do seu cotidiano. E tambem pela curiosidade delas em descobrir novas formas de ampliarem os seus conhecimentos em relação aos números e quantidades. Ampliando assim o raciocínio logico matemático.
Objetivos
Proporcionar aos alunos a ampliação do seu raciocínio lógico matemático e a capacidade de estabelecer aproximações de algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, através da cooperação e da solidariedade com experiências significativas de aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
A participação e cooperação das famílias, nessa proposta de atividade tiveram resultados surpreendentes no processo ensino aprendizagem das crianças. Para tanto, os familiares colaboraram com o planejamento das atividades. As famílias envolvidas no projeto participaram de maneira a tornar o trabalho proveitoso, uma vez que pude perceber mudanças de atitudes das famílias para com a escola e para com os filhos.
Articulação com o currículo
O projeto foi elaborado de acordo com a proposta curricular do município. Juntamente com o projeto político pedagógico da instituição escolar, com o plano de ensino e o planejamento semanal de aula.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos participaram ativamente de todas as atividades propostas. Desde a escolha do nome do projeto. A cada atividade seus olhinhos vibravam de alegria. Percebi o interesse de cada criança e também dos seus familiares. Durante a rotina nas rodas de conversas foram dando sugestões do nome do projeto. Fomos juntando uma fala aqui, outra ali ate que todos concordaram com o nome “Daqui pra lá, 1, 2, 3”. De lá pra cá, conte outra vez 4, 5, 6...