Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Preservando os Recursos Naturais
Expedição Investigativa

Boa pergunta: O que você pode fazer para preservar os recursos naturais e a vida do nosso planeta?
Etapas:
Os alunos participaram de palestra com os professores mais antigos da escola, resgatando sobre a história da mesma.
A partir da boa pergunta os alunos sugeriram o tema que gostariam de desenvolver como projeto para melhorar o ambiente escolar e social.

Objetivos

Reconhecer a importância e a utilidade dos recursos naturais, os cuidados que devemos tomar para preservar o ar, a água, o solo, as plantas, os animais e os minerais.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

“Peça Teatral”: Artes- Confecção de painéis, fantasias de personagens e do cenário sobre o tema; Português- Produção do texto para a peça; “Produção textual e confecção de painéis”: Português- Produção de diferentes tipos de textos a partir do tema Recursos Naturais; Artes- Confecção de painéis para exposição dos textos produzidos pelos alunos; “Trilha Ecológica”: Ciências/ Geografia: Observação dos recursos naturais presentes no meio ambiente através de passeio; Português- Produção de texto descritivo/narrativo sobre o passeio realizado; Artes- Ilustração do passeio; “Palestra sobre meio ambiente”: Ciências- Palestra com o Cigres sobre o cuidado com o meio ambiente e seus recursos naturais;


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Ensino Médio Ângelo Beltramin

Diretor
Maria Leda Signor Testa

Turma
5º Ano

Número de alunos
15

Educadores
Magda Regina Frare Taffarel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Pinhal

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PINHAL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Dentro das ações desenvolvidas referente ao projeto, os alunos participaram com muito interesse, participação e união na execução das atividades propostas como: Nas experiências no laboratório, relatórios, teatro, produção textual. O que os alunos mais gostaram foi do passeio, das aulas práticas no laboratório e o teatro, afirmam que “amaram , e que prenderam muitas coisas boas para o nosso crescimento do dia a dia e para o futuro também.
Magda Regina Frare Taffarel | Professor(a)