Eu e o outro no contexto escolar: viva a diferença
Expedição Investigativa
Boa pergunta: Você acha que as diferenças no contexto escolar podem impedir que as pessoas se relacionem, se respeitem, sejam amigas e vivam bem juntas?
A partir dos combinados do 3° ano, conversar com a turma sobre o relacionamento entre os colegas, as atitudes entre si dentro e fora da sala de aula.
Objetivos
Conhecer as semelhanças e diferenças, valorizando a prática de uma convivência harmoniosa entre seres diferentes.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
"Dramatização da música 'Você é especial'(Aline Barros)":Ensino religioso- Estudo da letra;Artes- Dramatização; "Conhecer área verde da escola, identificando os diversos seres vivos presentes": Ciências- Ecossistema, seres vivos,água e saúde, cuidados com o ambiente da escola; "Construção da linha do tempo da escola em painel": Matemática- Medidas de tempo, número e sua quantidade, situações-problemas, cálculos envolvendo as quatro operações; "Confecção e mostra de cartazes e fotografias": Arte- Confecção de cartazes;Português- produção e prática de entrevistas e de texto institucional combatendo o preconceito;"Passeio pela cidade, casas de alguns alunos e escola": Geografia- Localização de espaços e ambiente familiar e escolar; "Pluralidade étnica e cultural: o preconceito": Português e História- Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais e produção textual;