Família: meu primeiro grupo social
“ “Adoramos o passeio na família que fomos, as atividades em grupo e o lanche”.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Agendamos o passeio para o dia 30 de março, fomos visitar uma família tradicional de nossa cidade, fomos muito bem recebidos com pirulito, chocolate, sentamos para ouvir o que a família tinha para nos falar, foi muito bom, na sala de aula as crianças estavam na expectativa antes do passeio depois da expedição, conversamos e percebemos que as crianças observam muito a união, como é na família de cada um.
Objetivos
Resgatar, reconhecer e valorizar a formação familiar como parte da sua própria história desde o nascimento até a fase atual, possibilitando compreender a cooperação, a solidariedade e a cidadania, valores importantes para a convivência.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos.
Articulação com o currículo
Português: letras, interpretação oral, escrita, palavras, leitura, corporal e musical.
Matemática: contagem dos membros da família da história, ordem crescente e decrescente, sinais matemáticos = e ≠, contagem dos membros da família, altura, maior e menor, sinais matemáticos, cálculos.
Artes: desenho livre, recorte, colagens, pinturas, construção livre.
Estudos Sociais: grupo social, socialização, árvore genealógica da família até os avós, convivência social.
Geografia e História: identificação do eu, árvore genealógica e reconhecimento do próprio nome.
Ciências: partes do corpo, órgãos do sentido, cuidados com a higiene e saúde.