Ciência e Paisagem: Uma proposta interdisciplinar
Expedição Investigativa
Os alunos das turmas de 8º e 9º anos realizaram uma caminhada no entorno da escola e observaram a paisagem modificada pela ação humana e também parte da paisagem que apresenta vestígios pré-históricos, tais como buracos na terra de um barranco, possivelmente feitos por animais pré-históricos (paleotocas).
Objetivos
Incentivar a observação atenta da paisagem do município por parte dos estudantes e estimular o pensamento científico através de visitas a grutas, sítios arqueológicos e palentológicos existentes no município.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 8º e 9º anos, professores de Inglês, Matemática, Física e Português, direção, familiares, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cientistas colaboradores da UFRGS e Comunidade Municipal.
Articulação com o currículo
Inglês: Interculturalidade
Português: Gêneros textuais: relatório, texto científico, folderes de divulgação, dissertativo/argumentativo.
Matemática e Física: Localização espacial, medidas de comprimento, áreas, ângulos
Atividades/ ações a serem realizadas:
- Visitas aos locais de interesse científico;
- Pesquisas em publicações científicas;
- Produção de textos nas normas científicas (ABNT);
- Estudo das formas de localização das áreas de interesse científico, com uso de mapas e GPS;
- Confecção de banner com fotos e textos explicativos para ser exposto na prefeitura, câmara de vereadores e escolas do município;
- Elaboração de mapa temático com as coordenadas para a localização exata dessas áreas pesquisadas (latitude e longitude);