Aguçando os sentidos nos Berçários I e II
“ Como mãe da Julia, percebo antes de tudo que ela gosta muito da escola, e do seu jeitinho relata o que vivencia no ambiente escolar, e também demonstra o que aprende por meio de atitudes. Observei que vem despertando interesse pelas tintas, pinceis, massa de modelar, gosta de fazer seus rabiscos utilizando diversos materiais.
Ivete Streck, mãe da Julia | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi pensada em torno da premissa de que as crianças aprendem aquilo que vivenciam. Então, chegamos a seguinte pergunta exploratória: “Que experiências podem ser propostas no ambiente escolar para que os bebês aprendam e se desenvolvam através dos cinco sentidos?”. Juntamente com as professoras, os pais se comprometeram a se envolver nas atividades propostas, de forma a fortalecer o vínculo entre família e escola, contribuindo assim para o desenvolvimento.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos, por meio de atividades lúdicas e diversificadas e da experimentação de diversos materiais. Assim, o presente projeto teve como eixo temático o corpo e os cinco sentidos como forma de explorar e interagir com o mundo, buscando desenvolver valores de forma prazerosa através da socialização.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade local.
Articulação com o currículo
* Artes: Confecção de cheirinhos (saquinhos de cheiros), Garrafinhas sensorial e sonora;
* Matemática: Experiências com texturas, Construção de Móbiles Com cores e formas diferentes,
* Identidade e autonomia: Tapetes das Sensações; Atividades no espelho; Livro dos sentidos;
* Música: Atividades com Músicas, bandinha;
* Linguagem oral e escrita: Manuseio de livros, Rasgadura de revistas e jornais, Hora da leitura;
* Natureza e sociedade: Experiência com a caixa das sensações.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através da frase: “Que experiências podem ser propostas no ambiente escolar para que os bebês aprendam e se desenvolvam através dos cinco sentidos?” Foi acordado a realização de atividades colaborativas, possibilitando a troca de experiências e novas descobertas.
Por se tratar de bebês, o tema do projeto e as ações foram organizadas devido a faixa etária das crianças e planejadas em conjunto com a família.