Classificação: DESENVOLVIMENTO HUMANO
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aguçando os sentidos nos Berçários I e II Como mãe da Julia, percebo antes de tudo que ela gosta muito da escola, e do seu jeitinho relata o que vivencia no ambiente escolar, e também demonstra o que aprende por meio de atitudes. Observei que vem despertando interesse pelas tintas, pinceis, massa de modelar, gosta de fazer seus rabiscos utilizando diversos materiais.
Ivete Streck, mãe da Julia | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi pensada em torno da premissa de que as crianças aprendem aquilo que vivenciam. Então, chegamos a seguinte pergunta exploratória: “Que experiências podem ser propostas no ambiente escolar para que os bebês aprendam e se desenvolvam através dos cinco sentidos?”. Juntamente com as professoras, os pais se comprometeram a se envolver nas atividades propostas, de forma a fortalecer o vínculo entre família e escola, contribuindo assim para o desenvolvimento.

Objetivos

Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos, por meio de atividades lúdicas e diversificadas e da experimentação de diversos materiais. Assim, o presente projeto teve como eixo temático o corpo e os cinco sentidos como forma de explorar e interagir com o mundo, buscando desenvolver valores de forma prazerosa através da socialização.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores e comunidade local.

Articulação com o currículo

* Artes: Confecção de cheirinhos (saquinhos de cheiros), Garrafinhas sensorial e sonora;
* Matemática: Experiências com texturas, Construção de Móbiles Com cores e formas diferentes,
* Identidade e autonomia: Tapetes das Sensações; Atividades no espelho; Livro dos sentidos;
* Música: Atividades com Músicas, bandinha;
* Linguagem oral e escrita: Manuseio de livros, Rasgadura de revistas e jornais, Hora da leitura;
* Natureza e sociedade: Experiência com a caixa das sensações.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através da frase: “Que experiências podem ser propostas no ambiente escolar para que os bebês aprendam e se desenvolvam através dos cinco sentidos?” Foi acordado a realização de atividades colaborativas, possibilitando a troca de experiências e novas descobertas.
Por se tratar de bebês, o tema do projeto e as ações foram organizadas devido a faixa etária das crianças e planejadas em conjunto com a família.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Lisandra Locatelli Pereira

Turma
Berçário I e II (manhã)

Número de alunos
20

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
Partimos sempre do princípio que brincar é se divertir acima de tudo. Todas as atividades que procuramos desenvolver buscam fazer com que a criança use os seus sentidos para fazer descobertas. Com isso, ela aprende a descobrir o mundo, e a desenvolver uma série de habilidades na medida em que é apresentada a novos desafios. E isso fica particularmente interessante quando acontece na forma de brincadeira.
Daiane Fagan | Professor(a)