Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Rio Grande do Sul Gostei de tudo no nosso projeto; mas o que eu mais gostei foi da gincana gaúcha, foi muito legal. É um projeto interessante e importante, porque precisamos conhecer melhor o nosso estado e saber como ele era e é. Quero aprender cada vez mais!
Gustavo da Silva Filizardo | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada com pais e alunos através da pergunta exploratória: “O que eu conheço do meu Rio Grande do Sul? (aspectos culturais, fatos importantes etc) a qual os alunos levaram para casa em forma de entrevista para fazer com os pais ou responsáveis.

Objetivos

Conhecer a história do Rio Grande do Sul de forma lúdica e envolvente.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

História do Rio Grande do Sul:
- Palestra com professor de história da escola;
- Pesquisas no labin e em livros;
- Confecção de mapas;
- Produção textual coletiva;
- Ilustração de fatos históricos marcantes da história do RS;
- Contação de histórias variadas, pesquisas e releituras;
- Viagem de Estudo à Santo Ângelo e São Miguel das Missões para conhecer a história e Cultura do Rio Grande do Sul (Museu Regional, Catedral Angeopolitana, Ruínas de São Miguel e Museu Jesuíta).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De posse das respostas da entrevista, os alunos reuniram-se na sala de aula, e realizaram o conselho de grupo, reunindo as informações coletas e elencando ações a serem realizadas. O registro da atividade do conselho de grupo foi feito no cartaz.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Vera Lúcia Spat

Turma
5º Ano

Número de alunos
16

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto envolveu a turma como um todo; além dos conhecimentos sobre o conteúdo do RS, os alunos participaram de gincana, apresentação de trabalhos, desenvolveram a oralidade e elevaram sua autoestima. Isto tudo contribuiu de forma positiva na formação da cidadania e de sua aprendizagem.
Adriana Ferraz Ortiz | Professor(a)