Símbolos Olímpicos
Expedição Investigativa
Aconteceu na sala de aula da escola assistindo um vídeo com imagens dos símbolos olímpicos. A pergunta motivadora foi; O que são símbolos olímpicos?; Durante a expedição os alunos puderam observar as imagens dos símbolos das olimpíadas. Também assistiram um vídeo das olimpíadas no Rio de Janeiro;. Depois de assistirem foram questionados sobre o que viram e ouviram no vídeo e o que gostariam de saber sobre o que viram.
Objetivos
Resgatar a história das Olimpíadas como fator de união entre as nações;
Conhecer as partes do corpo humano mais trabalhadas durante as atividades físicas e aprender a evitar lesões;Reconhecer a estrutura de gêneros textuais: texto expositivo, entrevista, relatório Conhecer e saber para que servem e o que significam os símbolos olímpicos;
Vivenciar momentos esportivos.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com a atleta internacional Chana Masson, palestra com o condutor da tocha olímpica Ronei Proner.
Articulação com o currículo
Português: Produção de textos; Interpretação de textos; Gêneros textuais. Matemática: Situações problemas, Sistemas de medidas, Quantidade, Formas geométricas e sólidos geométricos, Sistema monetário, Gráficos, Tabelas, Situações problemas, Adição, subtração e multiplicação. Ciências: Alimentação, corpo humano. História e geografia: Continentes, Localização espacial (mapas), Santa Catarina (esportes, Cultura), lugar e paisagem. Educação Física: esportes, jogos, ginásticas. Ensino Religioso: Valores, normas e atitudes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema OLIMPÍADAS foi escolhido numa reunião de professores, diretores e coordenação pedagógica. E também com os alunos de cada turma.