Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O que é necessário para se tornar um atleta? Com o projeto: “O que é necessário para se tornar uma atleta? ” Aprendi que um atleta precisa comer alimentos saudáveis, que o atleta precisa ter fé, habilidade, honestidade e espírito de competição. Também entrevistamos um atleta da comunidade e eu gostei, e agora sei como é ser um atleta dentro da comunidade.
Eleonora Neres da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu através de perguntas: O que é um atleta? O que é necessário para se tornar um atleta? Qual é a dieta alimentar de um atleta? Além de preparo físico e alimentação saudável o que mais o atleta precisa ter para ter um bom desempenho nas olimpíadas?
Quais são as diferenças de um atleta da comunidade local, do município e um atleta olímpico? Assim a partir destas perguntas foi elaborado o projeto.

Objetivos

Promover e desenvolver atividades onde o aluno tenha um maior entendimento sobre o tema olimpíadas; conhecer as diversas modalidades esportivas praticadas nas Olimpíadas e relacionar com os esportes praticados no município; conhecer a vida diária de um atleta, sensibilizar para prática de esportes; perceber a importância da prática esportiva para a saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, atletas da comunidade e do município.

Articulação com o currículo

Ocorreu a interdisciplinaridade entre as diferentes disciplinas do currículo pela diversidade de atividades realizadas como: pesquisas, entrevistas, elaboração de textos. Na matemática foi possível trabalhar medidas, operações de adição e subtração, gráficos, tabelas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Linha Bonita

Turma
Pré-escolar III, 1º ano, 2º ano

Número de alunos
5

Educadores
Laiza Colombo Baretta

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Assessora Magna Regina Barp
Através da metodologia de projetos foi possível trabalhar de forma interdisciplinar o tema Olimpíadas e valorizar o esporte praticado em nossa comunidade. Realizamos diversas práticas dentro e fora de sala de aula e isso tornou as aulas mais dinâmicas e contribuiu para a formação integral das crianças. Foi possível relacionar o tema com o dia a dia das crianças e de forma interdisciplinar e com isso as aulas foram mais significativas e prazerosas.
Laiza Colombo Baretta | Professor(a)