Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PEDRA AMETISTA: HISTÓRIA VALORIZAÇÃO E DESAFIOS Adoramos participar desse projeto, aprendemos muita coisa, tanto conhecimento científico, como cultural e com certeza levaremos para o resto de nossas vidas.
Depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa

Durante a Feira Expopedras, os alunos realizaram a expedição investigativa com fotos, filmagens e entrevistas com pessoas do município de expositores, questionando sobre como a pedra Ametista se formou, como era nosso município antes da exploração econômica atual e a observaram a valorização das pessoas diante de nossas riquezas.

Objetivos

Identificar, reconhecer e valorizar a pedra Ametista, para contribuir na formação de cidadãos que sabem de onde vem a principal fonte econômica do município em que vivem e seus desafios culturais, ambientais e sociais neste contexto.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, pessoas do município.

Articulação com o currículo

Ciências: rochas, vulcões, tipos de solo.
Português: compreensão e interpretação de texto.
Geografia: placas tectônicas, vulcões e rochas.
Expressão Oral: teatro
História: Descoberta da pedra ametista
Matemática: Problemas com as quatro operações envolvendo o tema.
Artes: pintura, recorte, montagem de maquete, imagens.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental John Kennedy

Diretor
Juliana C. S. Lucietto

Turma
6º ano 4

Número de alunos
21

Educadores
Bárbara L. B. Sarturi e Salete Bassi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdade de Itapiranga
Como professora, acredito que foi muito válida a realização deste projeto, visto que a valorização de riquezas de nossa terra torna muito melhor o crescimento cultural de nossas crianças, bem como, aprender como tudo começou e a formação da pedra Ametista, tudo isso, trabalhando com conteúdos diários de nosso currículo escolar.
Bárbara L. B. Sarturi | Professor(a)

Repercussão na mídia

Facebook da escola.