Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Leitura e Produção Escrita, com o tema: esporte, vida e cidadania
Expedição Investigativa

Através de perguntas por que é importante ler; escrita e a leitura permitem conhecer melhor o mundo; é importante ler e interpretar todo tipo de texto; o bom cidadão pratica leitura; qual é a maior dificuldade encontrada na interpretação de um texto, avaliação, notícia e reportagem. essas perguntas foram o marco inicial para que professores e alunos começassem há dedicar mais tempo à leitura e escrita.

Objetivos

Despertar, incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor e escritor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, equipe diretiva e Biblioteca Pública Municipal.

Articulação com o currículo

- Língua Portuguesa: linguagem oral escrita; leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais, interpretação e produção escrita.
- Matemática: sequência lógica; resolver situações problema; organizar dados em gráficos; compreender a matemática por meio da literatura.
História: desigualdades, relações de poder e conflitos sociais, cidadania e cultura contemporânea.
Geografia, Educação Física, Ensino Religioso, Arte, Língua Estrangeira e Ciências.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Depois da reunião com os professores e assessoria do Programa A União faz a Vida, foi levantado o tema e levado para as salas de aula onde os alunos puderam opinar e discutir os assuntos, tendo o professor como mediador.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal De Ensino Fundamental Carlos Kipper

Diretor
Gislaine Rutzen

Turma
1º ao 9º Ano

Número de alunos
140

Educadores
Todas as professoras

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
"Trabalhar com um projeto interdisciplinar com tema tão rico motiva alunos e professores, pois propicia momentos de estudo e reflexão entre a comunidade escolar".
Iracema Fiuza Gaspar | Professor(a)