Leitura e Produção Escrita, com o tema: esporte, vida e cidadania
Expedição Investigativa
Através de perguntas por que é importante ler; escrita e a leitura permitem conhecer melhor o mundo; é importante ler e interpretar todo tipo de texto; o bom cidadão pratica leitura; qual é a maior dificuldade encontrada na interpretação de um texto, avaliação, notícia e reportagem. essas perguntas foram o marco inicial para que professores e alunos começassem há dedicar mais tempo à leitura e escrita.
Objetivos
Despertar, incentivar e promover a leitura e escrita no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor e escritor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, equipe diretiva e Biblioteca Pública Municipal.
Articulação com o currículo
- Língua Portuguesa: linguagem oral escrita; leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais, interpretação e produção escrita.
- Matemática: sequência lógica; resolver situações problema; organizar dados em gráficos; compreender a matemática por meio da literatura.
História: desigualdades, relações de poder e conflitos sociais, cidadania e cultura contemporânea.
Geografia, Educação Física, Ensino Religioso, Arte, Língua Estrangeira e Ciências.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois da reunião com os professores e assessoria do Programa A União faz a Vida, foi levantado o tema e levado para as salas de aula onde os alunos puderam opinar e discutir os assuntos, tendo o professor como mediador.