Educação do Campo: Um campo de possibilidades e de produção social dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem
“ "O projeto tem como foco a Educação do Campo como um campo de possibilidades e de produção social dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem é muito significativo e importante para nós alunos".
Leovaldino Kirchhof | aluno(a)
“ "O projeto visa o aluno como um pesquisador que busca informações e acima de tudo oportuniza ao aluno, um posicionamento crítico sobre assuntos tem a um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da oralidade, aprendem a expor suas opiniões".
Rosemari Biscaglia | responsável
Expedição Investigativa
Para dar conta de atender as necessidades de uma comunidade inserida no espaço do campo, buscou-se por meio dos conhecimentos prévios dos alunos e de suas expectativas em relação ao que se pretende conhecer e trabalhar está sendo realizada uma mobilização com os envolvidos no processo de aprendizagem entre os alunos, professores e a comunidade.
Objetivos
Conceber a educação no campo como possibilidades, produção social dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do Pré ao 9º Ano, professores, funcionários, famílias e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Busca fazer articulações entre os temas de interesses expressos pelos educandos da pré-escola ao nono ano e os conteúdos pedagógicos que estão sendo trabalhados em cada turma e em cada disciplina. Com um foco centrado no ensino e aprendizagem dos alunos o eixo norteador da articulação curricular está centrado no desenvolvimento de ações de pesquisa científica sobre temas que envolvam o meio rural (campo), a realidade na qual os alunos estão inseridos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema deu-se a partir de uma reunião pedagógica entre professores, alunos e a comunidade escolar.