MEU LIVRO, MEU AMIGO
Expedição Investigativa
O passeio curioso foi na biblioteca da cidade, onde com grandes expectativas eles demonstraram muita ansiedade para esse dia, pois na escola não tem biblioteca e alguns não conheciam uma biblioteca, todos perguntavam se teria muitos livros e eles estavam maravilhados em saber que iam ter este contato.
Objetivos
Oportunizar aos alunos uma amplitude e disposição maior de livros, contribuindo para o seu conhecimento e aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Familiares.
Articulação com o currículo
Linguagens: Diálogo sobre as historinhas... Ouvir o que eles sabem? O que querem saber? sobre os livrinhos; Criação do livro Menina Bonita do Laço de Fita relacionando com as caracteristicas de cada criança e Quando eu for Gente Grande com as ilustrações das crianças, Maleta viajante - os alunos levam e ficam três dias com a maleta em sua casa, após o retorno compartilham as vivências; Reconto de historinhas;
Artes: representação das historinhas dos clássicos infantis no formato de desenhos livres, pinturas e dobraduras;
Natureza de Sociedade: Criamos um livrinho da família onde estudamos diversas formas de família;
Música: historinhas contadas a partir do lúdico e da música com dedoches.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na escola de volta ao passeio com todos ainda maravilhados com os livros e as histórias que eles continham e com tudo que viram, concluímos as expectativa e desejos com o que mais ouvimos dels: lá tem uns livros com muita escrita, tem livro sem escrita que é pra gente inventar a história, tem livro de muitas histórias pra contar, adivinhar,tem livros de adultos, tem livros de crianças, tem muitos livros para nós, lá.