O CAVALO AMIGO
“ Existe cavalos de várias cores, até cavalo pintado.
Gabriel Godoy Pereira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada nas proximidades da escola, quando saímos pela estrada onde os alunos foram observando, analisando e fazendo questionamentos sobre tudo o que viam plantas, lixo, casas e animais. Tudo despertava o interesse e a curiosidade dos mesmos, mas os animais foi o que chamou mais a atenção principalmente o cavalo.
Objetivos
Conhecer as características dos cavalos a fim de que as crianças construam conceitos sobre este animal que despertou tanto interesse.
- Ampliar conhecimentos sobre o cavalo e suas características;
- Conhecer como é a alimentação desse animal;
- Identificar a utilidade para o homem;
- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria Municipal de Mormaço; veterinário, famílias, sra. Verônica – propriedade rural, agricultor sr. Antônio Ulisses Rodrigues.
Articulação com o currículo
Linguagens: Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados, através do uso de uma caixa surpresa com vários animaizinhos de plástico para sentirem através do tato as diferenças e quando identificarem o mesmo imitar o seu som; trabalhando os números; Letra inicial da palavra Cavalo; Pesquisa na internet; Roda de conversa com a veterinária para falar sobre a vida cavalo; Para trabalhar as diferença e a sacola da leitura.
Movimento e Artes: Exploração de diferentes materiais desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com palito de fósforo litros pet... ; Filme Corcel Indomável; Desenho livre sobre o tema; Dobradura; Confecção do cavalo com litros pet e cabo de vassoura; Cavalinho de massinha de modelar; Confeccionar um cavalo de materiais alternativos e maquete relacionando com a família;
Movimento: Observação das partes do corpo do cavalo e contar; Cantar diversas músicas infantis, imitando os sons dos animais;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Socializando na roda de conversa após todos fazer um desenho sobre o que viram no passeio, percebeu-se que os diferentes animais despertaram a curiosidade dos alunos principalmente o cavalo. Após muito diálogo ficou decidido que o cavalo seria o tema de nosso projeto.