O JARDIM E SEUS HABITANTES
“ Eu gostei do projeto, aprendi bastante coisa, que as abelhas tiram o néctar das flores para fazer mel, e que o caracol tem concha e, a lesma não tem.
Guilherme da Cruz Severo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Durante o passeio curioso que fizemos no pátio de nossa escola, as crianças foram observando e analisando tudo o que viram. Fizeram vários questionamentos sobre as plantas e os animais e, o que mais chamou a atenção, foi o jardim e os bichinhos que vivem nele.
Objetivos
Promover a observação, o estudo das flores e dos bichinhos de jardim, estimulando a curiosidade e a pesquisa.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Linguagens: 1. Pesquisa na internet - uso da tecnologia para aprimorar conhecimentos sobre a borboleta, joaninhas. Curiosidades sobre os bichinhos de jardim, características, habitat, alimentação e importância.
2. Cine pipoca para assistir o filme “o reino escondido” que trata de habitantes de um jardim encantado; 3. Jardim encantado da escola: 4. Plantio de flores e cuidado com as mesmas. Identificar os habitantes do jardim com lupas;
Artes: 1. Recortar, colar, montar cartazes e painéis relacionados ao tema trabalhado e datas comemorativas.
2. Dobraduras, desenhos livres e orientados.
3. Cores dos bichinhos e plantas a partir da explosão de ideias, observação de gravuras.
4. Maquete do jardim do jardim pesquisado.
Movimento: 1. Um dia de pesquisador. Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados sobre o mesmo; 2. Painel interativo doas animais inofensivos e perigosos com figuras; 3. Elaboração de um formigueiro para observação da vida das formigas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após os questionamentos os alunos escolheram o tema do projeto que será: O JARDIM E SEUS HABITANTES, onde iremos estudar as plantas e os bichinhos que nele vivem.