Eu gosto de brincar
“ Eu estou aprendendo a construir brinquedos novos. Já construímos a boneca Emília com tampinhas. Eu gosto de criar prédios com pecinhas de encaixar. Gosto de brincar na pracinha e no ginásio.
Luiz Myckaell Ferreira de Souza | aluno(a)
Expedição Investigativa
A motivação inicial foi uma roda de conversa sobre a importância do brincar na vida das crianças, usando como pergunta exploratória: “Quais as suas brincadeiras preferidas? Quais os brinquedos que você mais gosta?” Com essas perguntas, os alunos iniciaram as reflexões sobre a importância do brincar na vida das crianças, e partiram para uma expedição no ambiente escolar.
Objetivos
Aproveitar os materiais recicláveis para produzir brinquedos, incentivando a criatividade e a participação na construção dos mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade local.
Articulação com o currículo
-Língua Portuguesa: Histórias infantis (contação e dramatizações), Criar histórias orais sobre os brinquedos confeccionados, para estimular a oralidade, a criatividade e a desenvoltura, Criação de um livro de feltro;
-Matemática: uso de materiais concretos e jogos didáticos-pedagógicos, com materiais de sucata trabalhar a contagem, a seriação, a classificação observando tamanho e forma de tampas, de tubinhos, de potes;
-História e Geografia: Pesquisa sobre as brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, Confecção de cartazes sobre as brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, quais as suas brincadeiras preferidas em casa e quais as brincadeiras preferidas na escola;
-Artes: confecção de brinquedos com material de sucata, Confecção de jogos, Construir um mural ilustrativo com fotos das diferentes brincadeiras realizadas por eles e dos brinquedos confeccionados;
-Ciências: Reutilização de materiais, importância da reciclagem e também cuidados com o meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao concluir a expedição, os alunos se reuniram na sala de aula, observaram as fotografias e relataram o que mais lhe chamou a atenção na expedição investigativa. Perceberam que possuem vários espaços destinados para brincar e que possuem bastante brinquedos, mas gostariam de construir um brinquedo diferente utilizando material de sucata para que possam brincar na escola e em casa.