Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

OLHEM SÓ, OQUE (RE)DESCOBRIMOS
Expedição Investigativa

O passeio realizou-se no dia 03/04/2016 à tarde, com todos os alunos da Escola na Hortigranjeiro Branchi.
Observou-se que os alunos estavam curiosos com a quantidade e diversidade de canteiros e estufas. Foi possível ver verduras de diferentes variedades e tamanhos, cultivadas na terra e na água (hidropônica).

Objetivos

*Desenvolver atividades pedagógicas que estimulem a coordenação motora, motricidades e noções espaciais

* Estimular hábitos de alimentação saudáveis.

*Valorizar a alimentação saudável produzida no meio onde vive, envolvendo suas famílias.
*Conscientizar-se da importância do meio ambiente através de observações e atividades diversas.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e comunidades em geral.

Articulação com o currículo

ARTES
Desenhar o que foi plantado, pintar com tinta guache, música dos patinhos, cores, tamanhos e formas, desenhos livres, pintar pneus.
CIÊNCIAS
Misturar a terra, plantio de mudas, fazer salada de frutas, passeio pelos arredores da Escola, nova observação de solos na Escola, o que há na horta? Experimentos de vegetais plantados na terra e na água, recorte e colagem.
PORTUGUÊS
Recorte e colagem, desenhar o que foi plantado, histórias infantis, desenho livre, confeccionar um calendário que mostre o desenvolvimento do experimento.
MATEMÁTICA
Fazer salada de frutas, quebra-cabeça, confeccionar um calendário que mostre o desenvolvimento do experimento, recorte e colagem.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LINHA SECCO

Diretor
JANECLER SLAVIERO DARONCHI

Turma
Pré Escolar e Jardim

Número de alunos
15

Educadores
Marenilse Rostirola e Simone A. Maldaner

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO

Assessoria Pedagógica
IVAN CARLOS BAGNARA
O presente projeto foi escolhido para valorizar o meio de cada criança, bem como o interesse de ajudar os pais na importância de cultivar seus próprios alimentos saudáveis e conscientizá-los dos hábitos de uma alimentação de qualidade, descobrindo e redescobrindo novas alternativas sustentáveis.
Marenilse Rostirola e Simone A. Maldaner | Professor(a)