Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PARLENDAR Porque estudar parlendas a gente canta, lê e escreve. É muito bom, eu gosto muito. Também tem leitura dirigida.
Carlos Henrique | aluno(a)
O desenvolvimento desse projeto tem contribuído significativamente para o processo de aquisição do conhecimento de minha filha. Ela constantemente chega em casa tecendo comentários positivos sobre as atividades desenvolvidas durante as aulas. Trabalhar dessa forma, sem dúvida, constitui-se num diferencial para a aprendizagem da criança.
Florindo Almeida | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada por meio de uma Roda de Conversa. Depois de muita discussão e participação dos alunos, optamos por parlendas e textos que sabem de memória, pois foi notório o gosto que tinham em cantar e parlendar. Durante a roda de conversa as crianças ficaram muito atraídas pelas cantigas e pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita.

Objetivos

Estimular a ampliação da linguagem escrita e oralidade, promovendo situações em que os alunos desenvolvam sua capacidade de ouvir, se expressar e ampliar o repertório de palavras, promovendo a interação e a expressão dos desejos, necessidades e sentimentos, por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos Alunos.

Articulação com o currículo

Linguagem: Desenvolver o gosto pela leitura, ler convencionalmente com autonomia possibilitando que os alunos tenham seus próprios momentos de leitura;
Matemática: Identificar os números em diferentes contextos e funções;
Ciências Naturais: Desenvolver bons hábitos de alimentação e higiene;
Ciências Humanas: Identificar as vivencia especificas dos grupos de convívio local e regional.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em roda de conversa retomamos o assunto, partindo do tema parlendas e cantigas populares e chegamos a conclusão que precisaríamos encontrar um nome para o nosso projeto. Dentre várias opções citadas por eles como: Brincando e Cantando, Parlendando, Parlendar, e Parlendas. Assim, o tema escolhido pelas crianças de forma democrática foi "Parlendar". A opção escolhida pela turma foi feita por meio de palmas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO JÚLIO PRAXEDE DUARTE

Diretor
ENIL DE ARAÚJO PINOTE

Turma
1º Ano A

Número de alunos
23

Educadores
EDINÉIA CARVALHO DIAS DA SILVA

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Apoiadores
Papelaria Pinóquio, Gráfica Primavera

Assessoria Pedagógica
JUSSARA CRISTINA MAYER CERON
Por acreditar na Pedagogia de Projetos e com a certeza que contribui de forma significativa e efetiva no processo de ensino aprendizagem das crianças, foi que adotei a metodologia do Programa A União Faz a Vida, onde a mesma proporciona a criança assumir compromisso e protagonismo do próprio conhecimento. Trabalhar dessa forma, sem dúvida é um diferencial para a aprendizagem da criança.
Edinéia Carvalho Dias da Silva | Professor(a)