Viajando e aprendendo com a Literatura Infantil
Expedição Investigativa
Visitação a biblioteca pública e a biblioteca da escola.
Boa pergunta: O que vocês mais gostaram? O que lhe chamou mais a atenção? Vocês gostam de visitar a biblioteca? Quando vocês vão na biblioteca tem facilidade em escolher o livro para retirar ou fica em dúvida entre vários livros.
Objetivos
Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido e esteja contextualizada, interpretando e atribuindo algum significado.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Ações: Contação de histórias com pais e avós, confecção de fantoches, confecção da sacola de leitura, revitalização do cantinho da leitura, visitação a brinquedoteca da FAI. Português: Função social da leitura e escrita, gêneros textuais, mitos, contos, histórias, lendas, rodas de conversa e narrativas orais envolvendo a cultura, ampliação do vocabulário, produção textual, interpretação. Geografia: espaço geográfico, período de plantio de culturas vegetais. Artes: Artes plásticas, pintura, recorte, colagem. Ensino Religioso: Valores. Matemática: Números pares e ímpares, noções de medidas, quantidades, antecessor e sucessor. Ciências: Corpo humano.