Vida saudável
“ Nossa filha Gabriela sempre teve resistência em provar alguns alimentos, mas quando o projeto começou a ser desenvolvido no Cmei, e foi divulgado em toda comunidade escolar, ela nos surpreendeu. De forma gostosa e inteligente ela começou a provar frutas e verduras, e por menores que fossem as porções, para nós família, foi um grande avanço.
Hoje a Gabi também é a primeira a pedir para escovar os dentes mesmo após um lanchinho. Nos tornamos uma família mais saudável e feliz.
Alessandra Carlos (mãe de aluna) | aluno(a)
Expedição Investigativa
A ideia de trabalhar mais profundamente sobre esse tema, partiu primeiramente do momento das refeições das crianças, as quais recusavam-se a provar alimentos diferentes dos habituais. Sendo assim foi enviado para as famílias um questionário sobre as dificuldades que os pais tinham com a alimentação de seus filhos.
Partindo das respostas obtidas com o questionário, englobamos no mesmo projeto os hábitos de higiene bucal e atividades físicas.
Objetivos
Incentivar uma mudança de comportamento apoiando a alimentação saudável, boas práticas de higiene e realização de atividades físicas.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra com Nutricionista e dentista, atividades físicas ao ar livre com o acompanhamento de um professor de educação física do Município. Pesquisa com a comunidade através de questionários pré definidos e panfletos explicativos sobre o tema que foram levados para casa pelos alunos.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Ampliação do vocabulário, articulação correta das palavras, sequência lógica de fatos
MATEMÁTICA: Contagem oral, classificação e seriação, relação simbolo/quantidade.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Conhecimento das partes do corpo, cuidados necessários com a higiene bucal, conhecimento de uma vida saudável através de exercícios físico.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Relação da criança com a família, identificação de algumas singularidades próprias e das pessoas do convívio, comunicação e expressão de vontade, preferências, necessidades, etc.
ARTES: Respeito pelo processo de construção e criação, criatividade,representação gestual de músicas, participação em situações que integrem música e movimento corporal.