“Cada letra uma história. Cada história um aprendizado”.
Expedição Investigativa
Foram feito dois questionários. Os alunos assistiram o filme "Dumbo" e tiveram o seguinte questionário:O que mais chamou a atenção de vocês no filme?Que mensagem e ensinamento nos trouxeram? Como era o elefante? Ele era igual aos outros? Como era tratado pelos demais?É correto agir desta forma? Como devemos agir diante de uma situação com portadores de necessidade outro? Boa pergunta para os pais: Qual a importância de se trabalhar a inclusão social na vida do seu filho?
Objetivos
Trabalhar o alfabeto através da inclusão social proporcionando atividades lúdicas e recreativas onde os alunos possam sentir,vivenciar e identificar as diferenças existentes no meio em que estão inseridas, sejam elas físicas, culturais ou social.
Comunidade de Aprendizagem
professores, funcionários e pais
Articulação com o currículo
Uma história de inclusão para cada letra :Som das letras e família silábica;Leitura, compreensão e expressão;Motricidade fina e ampla; Recorte, colagem e construção de objeto; Passeio na Área indígena: Conhecimento e aprendizado;Visualização e inclusão;Respeito e valorização das diferentes culturas;Comportamento. Passeio na cidade para observar as placas e sinais de trânsito(olhos vendados): Visualização; Comportamento em diferentes espaços;
Inclusão as necessidades e vivência de experiência;Oralidade;
Aprendizado e respeito pelas sinalizações e espaço do outro. Percepção. Sacola literária com livros de inclusão: desenho, respeito, amor, doação, inclusão, oralidade, memorização e coletividade. Visita na APAE: Comportamento em espaços diferentes;
Conhecimento e troca de aprendizado; Inclusão;Respeito às diferenças;
Oralidade;Cuidado e amor.Festa junina: Gêneros textuais;Linguagem;
Musicalidade; Integração;Ritmo e coordenação motora e Respeito;