MEIO RURAL E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS.
“ Foi interessante conhecer os locais onde são produzido os alimentos que consumimos na cidade, e também os cuidados desta produção.
Cauã Campagnolo | aluno(a)
“ Meu filho chegou em casa querendo saber de onde vem certos alimentos que comemos diariamente, isso aconteceu depois de conhecer as propriedades rurais que produzem estes alimentos.
Fabiano Campagnolo | responsável
Expedição Investigativa
Inicialmente foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios com relação ao tema, levando em conta a sua importância nas nossas vidas, motivando para a nossa realidade. No dia 11 de maio, no turno da manhã realizou-se a expedição investigativa com a visita na emater onde os alunos abordaram as questões levantadas em sala de aula, buscando entender e compreender a realidade agrícola presente em nosso município.
Objetivos
Reconhecer a importância do campo, como um local de produção agrícola, a fim de compreender seu espaço e seu modo de trabalho.
Comunidade de Aprendizagem
Professor, alunos e Emater. Pais...agricultores visitados
Articulação com o currículo
Visitação a Emater: Português: texto coletivo da expedição. Matemática: Problemas matemáticos. Artes: Construção do mapa da comunidade. Estudos Sociais: Localização e identificação das ruas do municipio.
O rato do campo e o rato da cidade: Português: Leitura e interpretação. Ciência: Alimentação saudável. Artes: Teatro. Geografia: Campo X Cidade.
Preparar sopa de legumes: Matemática: Sistemas de medidas. Português: Produção Textual, leitura e interpretação. Ciências: alimentos naturais e industrializados, piâmide alimentar.
Visita a uma propriedade rural: Português: Produção textual. Matemática: contas de + e -. Artes: Desenho da propriedade.
Visita ao laticínio: Português: Produção textual, gramática e pontuação. Ciências: Conservação dos alimentos, etapa de processo de fabricação dos derivados do leite. Matemática: Orçamento financeiro, situações matemática.