Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

É gambá ou raposa? Eu gostei muito de conhecer os animais, porque eu tinha muito medo, agora estou superando esse medo até de cachorro grande. Também, nunca tinha visto uma raposa e aprendi muita coisa legal.
Pedro Cielo Pivetta (5 anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na rua em frente a escola, pois identificou-se a presença de uma raposa que estava ferida, chamando a atenção dos alunos. As condições da mesma sensibilizaram o grupo. Uns diziam que era Gambá, outros Raposa. “Afinal, é Gambá ou Raposa?”.

Objetivos

Despertar a curiosidade sobre os animais; como eles são; cuidados, e a relação com o meio ambiente. Trabalhar de forma lúdica e buscar o envolvimento com os alunos, pais e comunidade, nesse processo de aprendizagem. Buscar resgatar valores de cuidado, afeto, convivência com seres vivos, pessoas, plantas.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, Alunos, Professores, Bióloga e Servente auxiliando no desenvolvimento das atividades.

Articulação com o currículo

Expressão:
*Confecções de máscaras de animais, flores, plantas, arco íris;
*Recorte, colagem;
*Zoológico Ilustrado;
*Músicas e DVDs relacionadas ao tema;
Conhecimento do Mundo:
* Visita Residência do Sr. Pio Cielo e Anibal Brondani para identificar alguns animais e o meio ambiente:
* Visita ao Centro de Pesquisa Paleontológico (CAPA);
*Palestra com a Bióloga;
*Meios de transportes: passeios com carroças puxadas a boi e cavalo;
*Visita ao Criadouro São Brás.
Linguagem oral e Escrita:
*Sacola Literária;
*Arvore Genealógica a de Noé, A lenda do João de Barro;
*Hora do conto: história sobre animais, entre eles, a ar;
Conhecimento Lógico/Matemático.
*Confecção da Arca De Noé com os pais;
*Construção da Casa do João de Barro com os pais;
*Carimbo de Folhas;
*Confecção de animais com sucatas;
*Cultivo de plantas ornamentais e flores;
*Confecção de uma fonte e roda d’ água.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante a roda de conversa, após observar a raposa, os alunos mostraram interesse em cuidar dos animais; o respeito, a alimentação; conhecer o habitat, espécies; poluição e a sua relação com o meio ambiente. Juntamente com os pais, decidimos o nome do projeto e as ações a serem desenvolvidas.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Vera Lucia Bianchin Marcuzzo

Turma
Educação Infantil Níveis A e B

Número de alunos
14

Educadores
Vera Lucia Bianchin Marcuzzo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São João do Polêsine

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO JOAO DO POLESINE

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria Empresarial Ltda.
O projeto foi de grande valia, pois toda comunidade escolar foi envolvida. Os alunos demonstraram segurança, superação, cooperação, diálogo, respeito e cidadania, enriquecendo assim todas as ações desenvolvida.
Vera Lucia Bianchin Marcuzzo | Professor(a)