É gambá ou raposa?
“ Eu gostei muito de conhecer os animais, porque eu tinha muito medo, agora estou superando esse medo até de cachorro grande. Também, nunca tinha visto uma raposa e aprendi muita coisa legal.
Pedro Cielo Pivetta (5 anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada na rua em frente a escola, pois identificou-se a presença de uma raposa que estava ferida, chamando a atenção dos alunos. As condições da mesma sensibilizaram o grupo. Uns diziam que era Gambá, outros Raposa. “Afinal, é Gambá ou Raposa?”.
Objetivos
Despertar a curiosidade sobre os animais; como eles são; cuidados, e a relação com o meio ambiente. Trabalhar de forma lúdica e buscar o envolvimento com os alunos, pais e comunidade, nesse processo de aprendizagem. Buscar resgatar valores de cuidado, afeto, convivência com seres vivos, pessoas, plantas.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, Alunos, Professores, Bióloga e Servente auxiliando no desenvolvimento das atividades.
Articulação com o currículo
Expressão:
*Confecções de máscaras de animais, flores, plantas, arco íris;
*Recorte, colagem;
*Zoológico Ilustrado;
*Músicas e DVDs relacionadas ao tema;
Conhecimento do Mundo:
* Visita Residência do Sr. Pio Cielo e Anibal Brondani para identificar alguns animais e o meio ambiente:
* Visita ao Centro de Pesquisa Paleontológico (CAPA);
*Palestra com a Bióloga;
*Meios de transportes: passeios com carroças puxadas a boi e cavalo;
*Visita ao Criadouro São Brás.
Linguagem oral e Escrita:
*Sacola Literária;
*Arvore Genealógica a de Noé, A lenda do João de Barro;
*Hora do conto: história sobre animais, entre eles, a ar;
Conhecimento Lógico/Matemático.
*Confecção da Arca De Noé com os pais;
*Construção da Casa do João de Barro com os pais;
*Carimbo de Folhas;
*Confecção de animais com sucatas;
*Cultivo de plantas ornamentais e flores;
*Confecção de uma fonte e roda d’ água.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Durante a roda de conversa, após observar a raposa, os alunos mostraram interesse em cuidar dos animais; o respeito, a alimentação; conhecer o habitat, espécies; poluição e a sua relação com o meio ambiente. Juntamente com os pais, decidimos o nome do projeto e as ações a serem desenvolvidas.