Água – Bem Indispensável ao Planeta
“ Este projeto está sendo muito importante para nós, pois precisamos nos conscientizar sobre o uso da água, sua importância e usá-la com responsabilidade para no futuro não sofrermos com sua falta. A criação da cisterna na Escola para a captação da água da chuva é uma bela maneira de reduzir custos e reutilizar esse bem tão precioso que temos.
Vanusa Casali | aluno(a)
Expedição Investigativa
De onde vem e para onde vão as coisas que vemos neste lugar?
Com essa pergunta, os alunos iniciaram as reflexões sobre a importância da água em nossa vida, e partiram para uma expedição na Prefeitura da cidade, na Secretaria do Meio Ambiente e na localidade de uma das principais nascentes de água tratada do município, localizada na Comunidade São Bráz.
Objetivos
O objetivo do projeto é conhecer a trajetória e a qualidade da água que abastece o município de Quatro Irmãos, buscar novas alternativas para melhorar o seu aproveitamento em nossa Escola, e promover a conscientização e a instrução dos alunos sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, pensando no futuro do planeta e das futuras gerações.
Compreender como funciona uma Estação de Tratamento da Água.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, equipe Diretiva, Pais, Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Emater, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
CIÊNCIAS:
Ciclo da água biogeoquímico
Uso consciente e parâmetros de qualidade da água
Preservação dos mananciais hídricos
Criação de cisternas
Sustentabilidade
EDUCAÇÃO FÍSICA:
A importância da água na hidratação após a atividade física
Quantidade de líquido que o organismo perde após a atividade física, os perigos da desidratação e como hidratar corretamente
MATEMÁTICA:
Cálculo do custo do m³ da água no município de Quatro Irmãos
Estatística e gráficos
PORTUGUÊS:
Classes Gramaticais
Linguagem figurada/conotação e denotação
Variedades linguísticas
Estrutura textual
Procedimentos de resumo
Construção de respostas e argumentos
Estabelecimento de relação entre causa e consequência, fato e efeito
Leitura, compreensão e interpretação do explícito e implícito
Identificação e seleção de informações
Elaboração de esquema para organização de texto
Acentuação gráfica
GEOGRAFIA:
Mata ciliar
Vegetação
Hidrografia
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema do projeto foi definida em conjunto com os professores da Escola juntamente com o coordenador do programa União Faz a Vida, visando à necessidade da construção de uma cisterna em nossa Escola para captar as águas das chuvas, e posteriormente utilização desta em atividades diversas, colaborando assim para minimizar o desperdício de água potável.