Eu e o lugar onde vivo!
“ Ação importante realizada com os alunos; nosso filho começou a olhar algumas coisas com outros olhos, tendo mais cuidado no que diz respeito ao mosquito da dengue. É uma maneira interessante para a conscientização dos pais; pois os filhos passam a fazer alguns apontamentos em casa.
Pais do aluno Leonardo | responsável
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada por meio de visitas onde utilizamos o transporte escolar para nos deslocarmos até os seguintes locais: Propriedade do senhor Erno Weimer; Portão de entrada do Parque Florestal do Turvo e ruas da nossa cidade onde se localizam as residências dos alunos.
Boas perguntas:
- Como é feito o cultivo das verduras e hortaliças?
- Quais espécie de animais são encontrados no parque?
Objetivos
Possibilitar aos alunos a partir de novos conhecimentos, atribuir outros sentidos para o que se estava acostumado a ver no lugar onde vivem, estabelecendo com ele um novo vínculo de prazer e valorização de seu patrimônio histórico, cultural e natural, observando, conhecendo e cuidando o que há de bonito, curioso e interessante, através de vivências de atitudes e valores cooperativos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Portuguesa: Função social da escrita; expressão oral; nomes próprios a partir dos nomes dos alunos; ampliação do vocabulário.
Matemática: uso dos números para representar quantidades. números naturais até 31; antecessor e sucessor; numerais ordinais número de alunos da sala. História: Curiosidades relacionadas à família, eu; origem do nome; limites/valores. Geografia: Distância da escola/ vizinhança; Espaço físico escolar. Espaço geográfico (estudo das ruas e estradas próximas da escola, faixa de segurança, placas);
Ciências: Cuidado com o meio ambiente; preservação noções básicas de classificação de seres vivos e não vivos e valorização do lugar onde vivemos; corpo humano: retomada das partes externas.
Ens. Religioso: Respeito; diálogo, valorização do nome do aluno; características e valores. Artes: Mapa da expedição no caderno.
Ed. Física: Habilidades motoras básicas.