Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e o lugar onde vivo! Ação importante realizada com os alunos; nosso filho começou a olhar algumas coisas com outros olhos, tendo mais cuidado no que diz respeito ao mosquito da dengue. É uma maneira interessante para a conscientização dos pais; pois os filhos passam a fazer alguns apontamentos em casa.
Pais do aluno Leonardo | responsável
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada por meio de visitas onde utilizamos o transporte escolar para nos deslocarmos até os seguintes locais: Propriedade do senhor Erno Weimer; Portão de entrada do Parque Florestal do Turvo e ruas da nossa cidade onde se localizam as residências dos alunos.
Boas perguntas:
- Como é feito o cultivo das verduras e hortaliças?
- Quais espécie de animais são encontrados no parque?


Objetivos

Possibilitar aos alunos a partir de novos conhecimentos, atribuir outros sentidos para o que se estava acostumado a ver no lugar onde vivem, estabelecendo com ele um novo vínculo de prazer e valorização de seu patrimônio histórico, cultural e natural, observando, conhecendo e cuidando o que há de bonito, curioso e interessante, através de vivências de atitudes e valores cooperativos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Portuguesa: Função social da escrita; expressão oral; nomes próprios a partir dos nomes dos alunos; ampliação do vocabulário.
Matemática: uso dos números para representar quantidades. números naturais até 31; antecessor e sucessor; numerais ordinais número de alunos da sala. História: Curiosidades relacionadas à família, eu; origem do nome; limites/valores. Geografia: Distância da escola/ vizinhança; Espaço físico escolar. Espaço geográfico (estudo das ruas e estradas próximas da escola, faixa de segurança, placas);
Ciências: Cuidado com o meio ambiente; preservação noções básicas de classificação de seres vivos e não vivos e valorização do lugar onde vivemos; corpo humano: retomada das partes externas.
Ens. Religioso: Respeito; diálogo, valorização do nome do aluno; características e valores. Artes: Mapa da expedição no caderno.
Ed. Física: Habilidades motoras básicas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande

Turma
1º ano

Número de alunos
17

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Nutricionista do município.

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Através das visitas, observamos os locais de cultivo de verduras, preservação e amostra flora e fauna.