“Ler bem para escrever melhor.”
Expedição Investigativa
É possível viajarmos sem sair do lugar? De que forma? “Você acha importante saber ler, escrever e entender o que se lê? O que aprenderemos durante esta viagem? Puderam perceber na semana da literatura infantil nas atividades desenvolvidas na escola o que a leitura pode nos propiciar e oportunizar. Baseados nisso e depois de discussões, decidiu-se com os alunos e famílias trabalhar um projeto que enfatizasse esse tema, visto que os alunos apresentam dificuldades .
Objetivos
Estimular os alunos no processo da leitura permanente para estarem continuamente atualizados, para se tornarem bons leitores e escritores frente aos desafios do cotidiano; fomentando neles o gosto, a imaginação, criatividade e a curiosidade pela leitura e escrita num processo contínuo na construção do saber e aprender com prazer.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, bibliotecária,pais, Equipe diretiva da escola, comunidade.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:Ortografia, parágrafo, usa de letra maiúscula, sinais de pontuação, construção de frases.Contação de histórias, textos informativos, painéis e leitura,Matemática: 4 operações; desafios matemáticos, ordem,PortuguêsLeitura extraclasse, contação de histórias
Artes Decoração das sacolas literárias Matemática Situações problemas envolvendo adição e subtração.Interdisciplinar Produção textual
Poesias Leituras Paródias Parlendas Rimas Adivinhações Cartas Acróstico
Confecção de livros Teatros Dramatizações História em quadrinhos
Português: Oralidade e escuta Produção textual Português: Audição, observação, leitura, produção.Geografia/matemática/artes:Localização, desenho.Português/ Artes Oralidade Reflexão Exposição Ortografia