Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Qualidade de Vida - Relações e Intervenções dos seres humanos com a natureza e no meio onde vive . A conscientização de termos uma alimentação saudável no nosso dia a dia , bem como aproveitamento dos alimentos orgânicos que podemos utilizar.
hélica Capra | aluno(a)
Expedição Investigativa

Boa pergunta: # O que você percebe de bom e bonito na natureza?
# Por que as pessoas procuram esse lugar?# Quais as intervenções do ser humano neste local # O que ainda poderia ser melhorado no ambiente onde você vive? - Boa pergunta: Inicialmente, foi organizado as turmas, conversado sobre pesquisa apreciativa e elaborado algumas questões para entrevista com as famílias, após as entrevistas todos colocaram as repostas e assim foi feita a socialização .

Objetivos

Identificar a relação entre qualidade de vida e as ações do ser humano na natureza, bem como os danos causados a ela, interferindo na vida saudável de todos os seres vivos, refletindo sobre as causas e consequências do desmatamento partindo da experiência do aluno em relação do seu conhecimento sobre meio ambiente, visando orientar e fornecer subsídios , para a realização de uma prática mais condizente com os dias atuais.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Professores e Comunidade em geral

Articulação com o currículo

-Língua Portuguesa: Linguagem oral e escrita, produção textual
-Ciências - Os impactos que a natureza sofreu em função das ações do ser humano História: história de vida Geografia: ambiente natural e modificado, fenômenos da natureza Ensino Religioso -Leitura e reflexão de textos sobre a importância de valorizar o meio onde vive, salientando o belo que a natureza nos proporciona.- Apreciação do que é belo e o que é bom no meio onde vive( escola e comunidade).Relatos orais e escritos sobre as ações e as intervenções do homem, nas quais a natureza foi agredida e modificada.Pesquisas orais com a comunidade em geral Pesquisa sobre como era a vida dos nossos pais e avós em relação à natureza, comparando com a de hoje.-Pesquisa na Internet, livros e revistas Entrevista sobre as intempéries ocorridas no local, a erosão, o assoreamento de rios, o desmatamento, a construção de hidrelétrica.


Ficha Técnica
Escola
Escola estadual de ensino fundamental Gracilano Ramos

Turma
6º ano e 7º ano

Número de alunos
17

Educadores
Adriana Bueno, Marizete Taschetto de Moraes e Iliane Maria Huber, Raquel Geraldi, Adriana Bueno, Rosiane Mignono, Éverson H. Schlemmer e Inês Fátima Pazini.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

É importante os educandos conhecer a ecologia, saber como o ambiente a sua volta interage, assim desenvolver ações de preservação e conservação do mesmo.
- Conhecer o solo da região, formas adequadas para conservação do mesmo. Bem como o cuidado com o descarte consciente do lixo.