Construindo minha identidade com a família e a escola/ A história de cada um/ Marcas que nos identificam.
Expedição Investigativa
1- Primeiramente conversamos com os alunos sobre identidade e questionamos a eles com a boa pergunta, depois de feito, pedimos que os mesmos escrevessem num papel sulfite as perguntas para levarem para casa e responderem as mesmas com a ajuda dos pais ou responsáveis. Em seguida, recolhemos as folhas com as questões respondidas, foi criado um gráfico e em seguida lançada a ideia do projeto e escolhido o tema.Depois de feito, comunicamos aos pais sobre o projeto e a relevância do mesmo
Objetivos
Formar o aluno conhecedor de si próprio dentro da realidade que está inserido, conhecendo e valorizando seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, relacionando-se com os outros e com todo o ambiente onde vive, refletindo sobre diferenças, conceitos, características, valores de cooperação, solidariedade e cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professores, alunos e comunidade escolar e local.
Articulação com o currículo
Português e ciências: Leitura e escrita. Estudo sobre o corpo humano e sua funcionalidade.Elaboração de textos;Leituras sobre a importância da higiene e cuidados com o nosso corpo. Português: leitura, produção textualHistória e geografia: identidade (nome, data e local do nascimento, filiação) Matemática: gráfico Coletar dados por meio de pesquisas e observações sobre a identidade e história do nomConfecção de gráfico com os dados coletados na pesquisa sobre identidade de cada um. Ciências: higiene e saúde Roda de conversa com profissional da saúde; Propor aos alunos a Organização de rotinas de práticas conservação da higiene visando a saúde, o meu bem estar e boa aparência. Português: interpretação e leitura de imagem.Ciências qualidade de vida Artes: releitura de obras de arte. Recorte e colagem de figuras. Ler e interpretar fatos e imagens;Recorte e colagem de figuras que garantem a boa qualidade de vida.Fazer desenhos com a releitura de obras