Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO E APRENDENDO COM A MUSICALIDADE
Expedição Investigativa

Boa pergunta:
Quais as músicas que vocês mais gostam de cantar e ouvir?
Quando você houve uma música que você gosta o que você faz?
Você gosta de ouvir musiquinhas enquanto está brincando?
Quais as musiquinhas que você canta com o papai e a mamãe em casa?
Você gosta de música que faz bastante barulho ou a música que não faz muito barulho? A expedição foi realizada com os alunos em sala de aula.

Objetivos

Despertar nas crianças o prazer de aprender brincando, através da musicalidade a fim de proporcionar o desenvolvimento integral da criança como um todo, em seus diferentes aspectos, bem como despertando para a cidadania e cooperação.

Comunidade de Aprendizagem

professores, pais e alunos

Articulação com o currículo

1 Confecção de instrumentos musicais com a participação dos pais. Artes: confecção de instrumentos sonoros (artesanato)


Linguagens: oralidade, nome dos instrumentos e o que foi utilizado para confeccioná-los os mesmos.
Leitura de imagem.

Matemática: tamanho, forma, quantidades, cores.

Confeccionar instrumentos sonoros com ajuda dos pais para que possam aprender a cuidar e valorizar os mesmos.
Explorar os instrumentos confeccionados: forma, tamanho, cores e quantidades;
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons.


Os diferentes tipos de sucatas
Cola
EVA
Sementes
Fitas
Retalhos de tecidos
Tintas
Papeis




2 Festival da canção Linguagem: expressões orais, corporal, mímica, espacial. Montar um pequeno palco para apresentações
Das músicas. Propiciar um momento para as crianças fazerem suas apresentações individuais ou coletivas das músicas que gostam.

Noção de espaço. Melhorar a coordenação motora e linguagem



Palco
Microfo


Ficha Técnica
Escola
escola Municipal de Educação Infantil Mundo da criança

Turma
MAT I, MAT II, MAT III E MATERNAL INTEGRAL.

Número de alunos
85

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Podemos falar e afirmar que existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes mesmo de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer da sua infância.