Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Campo e Cidade: comparando e conhecendo cada realidade “Eu acho que foi uma coisa boa o trabalho da escola, porque a partir deste projeto nós alunos vamos ter mais conhecimentos, que podem ajudar no futuro de nossas vidas. E também acho que com a colaboração de todos foi escolhido o melhor tema para ser trabalhado”.
Andrieli Ferraz da Luz | aluno(a)
“Vejo a atividade que a escola promoveu positivamente e está no caminho certo. O trabalho de grupo é onde todos têm o melhor espaço para colocar suas ideias, onde no final acredito que escolhemos o melhor tema para ser trabalhado com os alunos. Quando professores, pais e alunos pensam juntos tem mais chance do projeto ser melhor”.
Celso Ferraz da Luz | responsável
Expedição Investigativa

Expedição investigativa realizada na definição do tema do projeto, por meio de observação do entorno da escola, com a participação de toda a comunidade escolar. Novas expedições foram sendo realizadas no decorrer do projeto para estudar, por exemplo, produção de morango, framboesa e outras frutas no campo. A expedição investigativa tanto permitiu definir o tema do projeto quanto sua articulação curricular.

Objetivos

Identificar as diferenças e as semelhanças do campo e da cidade, refletindo sobre as vantagens e as desvantagens de cada meio, bem como desenvolver a capacidade de se posicionar e fazer boas escolhas para a sua vida e de sua família, com base na construção de conhecimentos e de uma consciência crítica.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes, pais, alunos, funcionários, moradores da comunidade e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Articulação com o currículo

Ciências: Alimentação Saudável;O solo; Plantas e diversidade de produção; Animais e derivados.
Língua Portuguesa: Leitura; Oralidade; Diferentes tipos de textos escritos, orais e visuais;Produção de textos orais e escritos; Vocabulário do campo e da cidade. Matemática: Sistema monetário; Juros e Porcentagem;As quatro operações; Distância e quilometragem (conversão de medidas).
História e Geografia: O eu, a família e a comunidade; Agricultura no município e no Estado; A agricultura e a economia local e em contextos mais amplos; Diferenciação campo e cidade; Localização.
Artes: Cores;Formas geométricas; Linhas. Língua Estrangeira: A língua estrangeira nas máquinas agrícolas; Placas e propagandas urbanas; Pronúncia e escrita. Ensino Religioso: As influências religiosas na sua comunidade.
Educação Física: Os movimentos esportivos atuais da sua comunidade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon

Diretor
Marilei do Carmo Berton

Turma
Todas

Número de alunos
40

Educadores
Judite Berton, Arlete Pessoto, Cristiane B. Lopes, Janete M. Marcante, Roselaine Prigol, Verlane Seben, Cleusa Tibola, Grazenei Marcante, Géssica S. Garbin e Cleoni Marini da Luz

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Professora Carla Luiza Vicenzi, Faculdade IDEAU/Getúlio Vargas
“A atividade promovida pela escola, juntamente com o Programa A União Faz a Vida, que resultou no tema do projeto, foi excelente, pois teve uma grande participação dos pais. Todos se envolveram, respondendo as perguntas e nas discussões para encontrar o melhor tema para trabalhar durante o ano letivo. Como houve participação na escolha do tema, acredito que haverá envolvimento maior da comunidade escolar para o desenvolvimento do projeto”.
Arlete Pessotto | Professor(a)