Campo e Cidade: comparando e conhecendo cada realidade
“ “Eu acho que foi uma coisa boa o trabalho da escola, porque a partir deste projeto nós alunos vamos ter mais conhecimentos, que podem ajudar no futuro de nossas vidas. E também acho que com a colaboração de todos foi escolhido o melhor tema para ser trabalhado”.
Andrieli Ferraz da Luz | aluno(a)
“ “Vejo a atividade que a escola promoveu positivamente e está no caminho certo. O trabalho de grupo é onde todos têm o melhor espaço para colocar suas ideias, onde no final acredito que escolhemos o melhor tema para ser trabalhado com os alunos. Quando professores, pais e alunos pensam juntos tem mais chance do projeto ser melhor”.
Celso Ferraz da Luz | responsável
Expedição Investigativa
Expedição investigativa realizada na definição do tema do projeto, por meio de observação do entorno da escola, com a participação de toda a comunidade escolar. Novas expedições foram sendo realizadas no decorrer do projeto para estudar, por exemplo, produção de morango, framboesa e outras frutas no campo. A expedição investigativa tanto permitiu definir o tema do projeto quanto sua articulação curricular.
Objetivos
Identificar as diferenças e as semelhanças do campo e da cidade, refletindo sobre as vantagens e as desvantagens de cada meio, bem como desenvolver a capacidade de se posicionar e fazer boas escolhas para a sua vida e de sua família, com base na construção de conhecimentos e de uma consciência crítica.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes, pais, alunos, funcionários, moradores da comunidade e Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Articulação com o currículo
Ciências: Alimentação Saudável;O solo; Plantas e diversidade de produção; Animais e derivados.
Língua Portuguesa: Leitura; Oralidade; Diferentes tipos de textos escritos, orais e visuais;Produção de textos orais e escritos; Vocabulário do campo e da cidade. Matemática: Sistema monetário; Juros e Porcentagem;As quatro operações; Distância e quilometragem (conversão de medidas).
História e Geografia: O eu, a família e a comunidade; Agricultura no município e no Estado; A agricultura e a economia local e em contextos mais amplos; Diferenciação campo e cidade; Localização.
Artes: Cores;Formas geométricas; Linhas. Língua Estrangeira: A língua estrangeira nas máquinas agrícolas; Placas e propagandas urbanas; Pronúncia e escrita. Ensino Religioso: As influências religiosas na sua comunidade.
Educação Física: Os movimentos esportivos atuais da sua comunidade.