Vida Saudável
“ "Gostei de participar das atividades propostas desenvolvidas durante o projeto, e vi quanto importante é à alimentação saudável, as atividades físicas e de praticar a higiene do corpo, do ambiente e ter uma boa saúde".
Lavínia Cerentini | aluno(a)
“ "É muito importante o projeto desenvolvido na escola, para qualidade de vida saudável, tanto na alimentação, higiene e atividades físicas e também para manter o equilíbrio mental e auto-estima".
Nubiamara Franco Severo | responsável
Expedição Investigativa
Através de um vídeo no qual envolve hábitos para se ter uma vida saudável, do conto de uma história e de visitas nas famílias da comunidade para saber o que fazem para adquirir uma vida saudável e também apresentar as três regras básicas para uma vida saudável (higiene, alimentação saudável, atividades físicas).
Objetivos
- Alertar e informar alunos e comunidade escolar em geral sobre a importância das atividades físicas, higiene e sobre os benefícios de uma alimentação correta.
- Promover e manter a saúde que cada vez mais necessita em sua rotina diária, de bons hábitos para uma vida saudável.
- Melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professores, alunos, comuinidade escolar e parceiros.
Articulação com o currículo
- Português: despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação a alimentos saudáveis, compreender o que significa a palavra "saudável", contos de histórias, desenvolver a criatividade e a escrita de palavras e textos, produzir anúncio e leitura de rótulos.
- Matemática: exercitar as quatro operações com material concreto, raciocínio lógico ee leitura, grandezas e medidas, contagem e quantidade.
- Ciências: reconhecer e enumerar frutas, verduras, hortaliças, conhecer as partes de uma planta e seu desenvolvimento, alimentos industrializados e pirâmide dos alimentos.
- Artes e música: desenho, dobradura, painéis, dramatização, modelagem, candigas de roda.
- Educação Física: importância do exercício físico para saúde.
- Estudos Sociais: lugar onde vive, qualidade de vida, calendário de produção.
- Ensino Religioso: valores, respeito as diferenças, respeito a natureza.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Reunião de pais, alunos, professores e comunidade escolar.