A MATEMÁTICA NAS OLIMPÍADAS
Expedição Investigativa
Faculdade de Educação Física na Universidade de Erechim.
Objetivos
• Identificar e representar formas geométricas dos estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar os jogos.
• Conhecer e utilizar instrumentos de medidas de espaço e tempo.
• Conhecer a origem das olimpíadas.
Comunidade de Aprendizagem
• Alunos;
• Professores;
• URI;
• Prefeitura Municipal;
• Direção da escola;
• Apoiadores de toda a comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
Gêneros textuais
Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
Relato de viagem
Artes Plásticas e Visuais
Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, picotagem, recorte, dobradura, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, material de sucatas;
Pesquisa ás fontes de informação e comunicação presentes na localidade
Coleta de dados, tabelas e gráficos;
Probabilidades/estimativas
Situações problemas
Medidas de tempo, temperatura, massa, comprimento, capacidade, perímetro.
Uso de instrumentos de medidas.
Formas planas observadas nos diferentes ambientes, construção e representação de formas geométricas
Movimentos fundamentais locomotores, manipulados
Esquema corporal
Organização espaço-temporal Equilíbrio e freio inibitório
CORPO HUMANO
Origem e fases da vida
Cuidados, Partes
Hábitos de higiene/necessidades
Localização
Divisão político, geográfica
Orientação