NA INFÂNCIA APRENDEMOS BRINCANDO
Expedição Investigativa
Pontos a observar no passeio curioso:
• Sala de ginástica
- organização;
- aparelhos e equipamentos;
- atividades trabalhadas nessa sala.
• Pracinha
- organização;
- tipos de brinquedos.
• Pátio.
- tamanho;
- como é utilizado.
Objetivos
• Oportunizar para crianças, a vivência com um material que desenvolve habilidades motoras básicas e vivência corporal através do lúdico.
• Proporcionar um espaço prazeroso e desafiador, que venha contribuir para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, socioafetivas e cognitivas, aprimorando assim a aprendizagem integral.
Comunidade de Aprendizagem
• Alunos
• Professores
• Pais/ Avós dos alunos
• Funcionários
• Prefeitura Municipal
• Direção da escola
• Apoiadores de toda a comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
• Desenvolvimento da coordenação psicomotora
• Recreação
• Motricidade fina e ampla (movimentos de preensão, encaixe, lançamento, flexibilidade e alongamento, respiração...)
• Atividades de desenvolvimento muscular e flexibilidade.
• Atividades na área da comunicação, expressão, percepção e coordenação
• Esquema corporal e Consciência corporal
• Aspectos psicomotores: Locomoção:(andar, correr, saltar, saltitar, escalar, rolar, galopar, e saltar no mesmo pé)
• Exercícios de Ordem e sucessão;
• Atividades de equilíbrio, lateralidade, espaço e tempo;
• Exercícios de ordem e atenção
• Desenho livre e orientado
• Regras elementares de convivência social, na família, na escola, na rua, em locais onde estiver inserido (direitos e deveres)
• Oralidade: desejos, necessidades, sensações, sentimentos, opiniões, preferências, vivências, perguntas e respostas Valores e regras de convivência, afetividade, responsabilidade.