TAPETE MÁGICO: uma viagem pelo mundo através das histórias
Expedição Investigativa
A professora caracterizou-se, usando fantoches, contou para a turma a história “ O MONSTRO QUE ADORAVA LER”, da autora Lili Chartrand. Depois disso, os alunos aproveitaram para manusear e ler os livros. Na sala, foi feito a boa pergunta e o registro da expedição através de desenhos, com as ilustrações foi montado um painel.Boa pergunta:- É possível viajar pelo mundo através dos livros e das histórias? - Se você pudesse viajar pelas histórias, para onde iria?
Objetivos
Despertar o prazer da leitura e escrita, aguçando o potencial cognitivo e criativo do aluno no processo de alfabetização, desenvolvendo a cooperação, cidadania e solidariedade.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professora.
Articulação com o currículo
Oba! Vamos viajar num tapete mágico? - Oralidade: ouvir contar e recontar histórias. Interpretações orais. Relações afetivas e sociais.
Vamos investigar? Leitura e Escrita.- Alfabeto maiúsculo e minúsculo.- Construção de palavras.-Números e quantidades . Meios de Comunicação.
Uma viagem no tempo!!- Evolução das tecnologias. Medidas de tempo.
Mamãe, quer viajar comigo? - Cooperação, participação.Tem história na caixinha? Diferentes gêneros textuais.- Produção escrita. Sequência de fatos.- Situações problemas .- Adição e subtração. Unidade e dezena Alimentação saudável. Cuidando do meu corpo.Os animais .Voltando de viagem: O que eu trouxe na mala? - Expressão corporal e musical.
Exercícios de coordenação motora.- Jogos recreativos.Quem conta, encanta!!! - Comunicação e expressão. Dramatização, criatividade.
- Gênero Textual: CONVITE.