Classificação: Saúde e Higiene
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Saúde e Qualidade de Vida “Gostamos, porque aprendemos sobre saúde, higiene e a importância de tomar água, se alimentar direito e tomar banho todos os dias. É preciso lavar as roupas e os calçados. Também é importante ter lazer e atividades físicas”.
Arlindo, Sindy, Maikeli e Anderson | aluno(a)
“Foi produtivo e bom. A participação dos pais é que foi pouca, pois se esperava que participassem mais ativamente, porque tem muitas coisas para se aproveitar e muitas ideias precisam ser desenvolvidas em parceria com as famílias”.
Jussara Bedin- mãe | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa com os estudantes foi realizada na vizinhança da escola, buscando identificar os hábitos de saúde e higiene que caracterizam a comunidade. Os alunos de EJA Ensino Fundamental também fizeram expedição investigativa no Posto de Saúde, levantando dados sobre uso de medicamentos no município e as doenças mais comuns.

Objetivos

Promover ações que aprimorem o entendimento da comunidade escolar acerca da importância de promover a saúde, o bem estar e a qualidade de vida, propiciando a vivência de práticas e experiências que oportunizem construir uma consciência acerca de hábitos e de comportamentos coerentes com o zelo pela própria vida, pelo cuidado com o outro e com o meio sócio cultural.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade está presente nos diferentes momentos da realização do projeto, mas principalmente na realização das oficinas (receita de sabão e de sabonetes, produção de artesanato com material reciclado e beleza). São familiares de alunos ou profissionais da comunidade que ministram e orientam as oficinas.

Articulação com o currículo

Ciências
• Esquema corporal;
• Higiene;
• Água;
• Saúde.
Língua Portuguesa
• Sistema de escrita;
• Oralidade;
• Sistema fonético.
Matemática
• Seriação;
• Semelhanças e diferenças;
• Classificação;
• Construção e interpretação de situações matemáticas;
História
• Identidade cultural e social do indivíduo;
• Pertencimento na família e suas relações.
Geografia
• Noção de espaço;
• Noções topológicas e projetivas simples.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Não houve

Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial Talentos Especiais

Diretor
Raquel Lemos Maas

Turma
Educação Infantil e Ciclos de Alfabetização

Número de alunos
34

Educadores
Ana Maria Bertuzzi, Silvania Benedetti Oro, Adair Aparecida F. Oliveira, Felipe Mugnon, Raquel Lemos Maas. Equipe Técnica: Rosana V. Bortollini, Elton Siqueira, Patrícia Benedetti, Ana Paula Girardello, Melita e Roseli Tibola.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
David Canabarro

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DAVID CANABARRO

Assessoria Pedagógica
Professora Carla Luiza Vicenzi, da Ideau Faculdades/Getúlio Vargas-RS
“Foi produtivo devido à participação dos alunos na escolha do tema do projeto, a partir do anseio dos professores e técnicos que perceberam a grande necessidade de desenvolvê-lo. Porém, foi frustrante a participação dos pais nas atividades e nos encontros promovidos”.