Abelhas: da flor ao mel
“ "Trabalhar sobre as abelhas é muito bom. Estamos fazendo muitas atividades, como histórias em quadrinhos, textos, desenhos e pesquisas."
Tainá Zanivan | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na propriedade de Benjamin Sander na comunidade de Rio Ligeiro Alto. Na oportunidade vimos as caixas onde estão as colmeias e pudemos ver os favos de mel (retirados no dia anterior).
Objetivos
Proporcionar aos estudantes uma aprendizagem de forma prazerosa trabalhando com cooperação e comprometimento, respeitando sempre a opinião do outro, gerando possibilidade de aquisição do conhecimento, de socialização e interação na vida comunitária com elevada qualidade de vida dos envolvidos no processo de aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes do 1°, 2° e 3° anos, professores, direção e funcionários da escola, famílias da comunidade escolar e proprietário das caixas de abelhas.
Articulação com o currículo
Ciências da Natureza: plantas e animais; características das abelhas; abelhas e sua importância para a preservação do meio ambiente; curiosidades sobre as abelhas; alimentação saudável.
Linguagens: elaboração de frases; textos diversificados; trabalhos manuais; cores.
Matemática: sistema de medidas e monetário; geometria; desafios matemáticos; cálculos.
Ciências Humanas: noções temporais; diferenciações entre campo e cidade; meios de transporte; resgate de brinquedos e brincadeiras.
Ensino Religioso: valorização da vida.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha partiu do interesse dos estudantes em conhecer o mundo das abelhas: seu desenvolvimento, trabalho que elas realizam e importância das mesmas para a natureza e a vida das pessoas.