Brinquedos e brincadeiras
Expedição Investigativa
A partir da pergunta enviamos entrevistas para pais e avós dos alunos com questões referentes ao modo de vida de cada um. Também organizamos entrevistas sobre a infância, a fim de entrevistarmos os moradores mais próximos da escola. Após a sistematização das entrevistas surgiu o nome do projeto: Brinquedos e Brincadeiras.
Objetivos
Resgatar jogos e brincadeiras, cantigas e brinquedos do tempo de infância de seus pais, avós e pessoas da comunidade para criar, reinventar e produzir cultura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e funcionários
Articulação com o currículo
1) Sistematização de entrevistas
2) Em posse das entrevistas. Cada aluno leu a sua socializando com os colegas.
A professora transcreveu no quadro para todos os alunos copiarem.
- Produção de texto
- 1º e 2º ano - produziram um texto coletivo com o tema
- Brinquedos e Brincadeiras do meu tempo.
3° ano – produzir um texto individual, com o tema: Como seus pais brincavam?
4º ano – produzir um texto individual, com o tema: Como seus avós brincavam?
- Contação de histórias
- Ouvir histórias de um dos primeiros moradores da comunidade.
- Confecção de um livro
- Produzir textos descrevendo brincadeiras e ilustrando-o.
- Jogral
- Pesquisar poesias sobre brincadeiras.