Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meu pãozinho de cada dia Adorei fazer os passeios, mexer com a massinha do pão e também ver como ele era feito antigamente, mas a parte mais gostosa foi comer o pãozinho feito no forno de lenha.
Maria Eduarda de Lima Dias | aluno(a)
Acompanhei as visitas junto com meu filho para ajudar a professora e vi o quanto as crianças ficaram felizes e satisfeitas. Eles adoraram saber como o pão era feito antigamente e saber que algumas pessoas ainda preservam sua cultura foi muito interessante. Espero poder participar mais vezes de atividades como essa.
Raquel Batista Kieres | responsável
Expedição Investigativa

Visita ao mercadinho da localidade no setor de pães.

Objetivos

Instigá-los a observarem os diferentes tipos de pães, texturas, cores, tamanhos, aprendizagens essenciais para a educação infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Estabelecimento comercial em torno da escola, mercadinho e também a casa da D. Ana que faz pão em forno de barro.

Articulação com o currículo

Foram trabalhadas questões de matemática através de contagem, tamanho entre outros e os saberes práticos pertinentes a educação infantil sempre com muitas atividades lúdicas em torno do tema trabalhado.


Ficha Técnica
Escola
Escola Rural Municipal Professora Ana Pinheiro EIEF.

Diretor
Rosa Helena Rodrigues Ziroldo

Turma
nível II e III

Número de alunos
16

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

Assessoria Pedagógica
Marcia Melo
O resgate da cultura é muito interessante, mesmo que os alunos nunca vão fazer pães de maneira artesanal o saber como as coisas foram se modernizando foi importante para eles. Enriqueceu muito as aulas e o saber concreto eles irão levar para a vida toda. Após a realização dos passeios e atividades tudo que foi realizado em sala de aula foi contextualizado, proporcionando assim uma aprendizagem consolidada.
Josimara dos Santos Carvalho Lopes | Professor(a)