Mudando para melhor: Nós e o Transito
Expedição Investigativa
Proximidades da escola. No caminho fizemos 3 paradas onde observamos, conversamos e percebemos nas ruas placas, estabelecimentos comerciais, pessoas e meios de transporte num fluxo contínuo. Algumas pessoas também foram entrevistadas pelos alunos sobre o motivo pelo qual estavam na rua neste momento e as respostas foram as mais variadas, enriquecendo ainda mais a expedição. Ao voltarmos para a escola registramos o trajeto, com desenho e escrita em cartazes e em grupos.
Objetivos
Desenvolver e aperfeiçoar o uso social da leitura, num universo conhecido, repleto de informações implícitas e explicitas, percebendo, refletindo e criando regras.
Comunidade de Aprendizagem
• Pesquisa com a família sobre consumo de produtos; quantidade, marca, valor, origem, preferências, regras da casa, igreja, mesa, mercado, banco, etc..., e transformação em tabelas, gráficos e informações.
• Regras de jogos e da sala procurando melhorar o vínculo e o respeito entre a comunidade escolar.
• Pesquisa nos mercados sobre preço de um mesmo produto.
• Pesquisa na rua e bairro sobre o trânsito e suas particularidades. Discutir os problemas cotidianos.
Articulação com o currículo
Leitura e interpretação de placas, propagandas, folders, texto, gravuras, tirinhas, histórias;
Histórias matemáticas, situações problemas, tabelas, gráficos,
Humanas: importância da organização e participação das pessoas nos atos de cidadania, do fazer correto e implicações de transgredir as leis.
Ciências: Desenvolvimento dos meios de transporte, automação uso das diferentes forças para movimentação, classificação destes e mudanças ocorridos nos usos dos meios de transporte.
Debate em sala, levantamento de situações, propostas de ação, votação e respeito as diferenças de opinião.
Sobre comércio de produtos: levantar preferências de estabelecimento e motivação.
Pesquisa em casa de dados e informações e sistematização em aula, sobre folders, propagandas, embalagens, sacolas e notas.
Atividades de registro com desenhos, rimas, finais diferentes, leitura, usando criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A todo momento e discussão desta tematica, era resolvido por meio de sugestões e diálogo entre os atores envolvidos pela roda de conversa e o jornal de parede.