Classificação: transito e convivencia
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Mudando para melhor: Nós e o Transito
Expedição Investigativa

Proximidades da escola. No caminho fizemos 3 paradas onde observamos, conversamos e percebemos nas ruas placas, estabelecimentos comerciais, pessoas e meios de transporte num fluxo contínuo. Algumas pessoas também foram entrevistadas pelos alunos sobre o motivo pelo qual estavam na rua neste momento e as respostas foram as mais variadas, enriquecendo ainda mais a expedição. Ao voltarmos para a escola registramos o trajeto, com desenho e escrita em cartazes e em grupos.

Objetivos

Desenvolver e aperfeiçoar o uso social da leitura, num universo conhecido, repleto de informações implícitas e explicitas, percebendo, refletindo e criando regras.

Comunidade de Aprendizagem

• Pesquisa com a família sobre consumo de produtos; quantidade, marca, valor, origem, preferências, regras da casa, igreja, mesa, mercado, banco, etc..., e transformação em tabelas, gráficos e informações.
• Regras de jogos e da sala procurando melhorar o vínculo e o respeito entre a comunidade escolar.
• Pesquisa nos mercados sobre preço de um mesmo produto.
• Pesquisa na rua e bairro sobre o trânsito e suas particularidades. Discutir os problemas cotidianos.

Articulação com o currículo

Leitura e interpretação de placas, propagandas, folders, texto, gravuras, tirinhas, histórias;
Histórias matemáticas, situações problemas, tabelas, gráficos,
Humanas: importância da organização e participação das pessoas nos atos de cidadania, do fazer correto e implicações de transgredir as leis.
Ciências: Desenvolvimento dos meios de transporte, automação uso das diferentes forças para movimentação, classificação destes e mudanças ocorridos nos usos dos meios de transporte.
Debate em sala, levantamento de situações, propostas de ação, votação e respeito as diferenças de opinião.

Sobre comércio de produtos: levantar preferências de estabelecimento e motivação.

Pesquisa em casa de dados e informações e sistematização em aula, sobre folders, propagandas, embalagens, sacolas e notas.

Atividades de registro com desenhos, rimas, finais diferentes, leitura, usando criatividade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A todo momento e discussão desta tematica, era resolvido por meio de sugestões e diálogo entre os atores envolvidos pela roda de conversa e o jornal de parede.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Básica Integral Carlos Drummond de Andrade

Diretor
Marilei Piazza Cavalheiro

Turma
1ciclo 3ª fase “D”

Número de alunos
27

Educadores
Giovana Dadalto e Damires

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Renata Barbosa Valério

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Os alunos na troca de saberes, se apropriam das ideias escolhidas, se envolvem na busca de conhecimento, pesquisas e relatos, alcançando autonomia no seu aprendizado. Pela interação promovida com as pessoas da comunidade envolvida, valorizam e promovem a integração de saberes formais e não -formais. E ainda, no contexto familiar busca-se o envolvimento para estreitar laços com a educação em forma de cooperação.
Edilene Ester Quaini Costa Beber | Professor(a)

Repercussão na mídia

O trabalho com projetos em sala de aula auxilia o professor no processo de instigar a busca do conhecimento pelos alunos, envolvendo as particularidades a cerca de um tema levantado pelo grupo e articulando com o currículo. A abordagem que a expedição investigativa aponta, determina possibilidades que podem ser exploradas, juntamente com os conhecimentos das diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo a atividade escolar pautada por valores de respeito, diálogo e diversidade.