Classificação: Ciências naturais
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida das galinhas To gostando do projeto das galinhas, aprendi um monte de coisas da vida delas, até que comem minhoca e as minhocas comem o resto das nossas comidas. Caçamos minhoca e vamos fazer um minqhocário para tratar as galinhas da minha chácara. Aprendi que pra nascer pintinho o ovo tem que ser galado e só acontece quando a galinha dorme com o galo. Quero descobri mais sobre as galinhas e ir no aviário e fazer panqueca com o ovo.
Guilherme Donatti Horscheidt- 4 anos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Iniciou em uma atividade de recortes quando uma aluna encontrou na Revista Nova Escola uma reportagem sobre galinhas. A boa pergunta foi o questionamento: como a galinha nasceu do ovo se o ovo nasce da galinha? Fizemos uma rodinha e várias curiosidades surgiram naquele momento. Outra aluna afirmou que o ovo que gerou a primeira galinha deve ter sido colocado por Jesus no galinheiro. Naquele momento nasceu nosso projeto cooperativo.

Objetivos

Investigar o modo de vida das galinhas, classificar espécies, cores, o corpo, a alimentação e seu habitat. Coletar dados por meio de pesquisa e observações em galinheiro, aviário, açougue. Experimentar contato com pintinhos, galinha, galo, ovos. Observar e apreender os cuidados com o animal com visita em aviário e galinheiro,chácara. Identificar as utilidades e a importância desse animal em nossa vida. Formar noção de lei natural, desenvolvimento e reprodução de seres vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, familiares, apoiadores e parceiros, direção, professores, funcionários, comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: Contação de Histórias, identificação das letras, Leitura e Dramatização de Histórias, encenação de cantigas, Assistir e comentar filmes;
Artes e Educação Física:Desenhos e trabalhos manuais, confecção de deboches, fantoches, animais com sucata e materiais alternativos, confecção de Painéis com gravuras e trabalhos com a pena da galinha, textos coletivos, poemas e quadrinhas, músicas, brincadeiras de roda e cantigas.
Ciências Sociais e Naturais: O animal e suas características, espécies, características, modo de vida, habitat, alimentação, cuidados. Cadeia alimentar, reprodução dos seres vivos, processo de ovulação, utilidade e importância dos derivados da galinha.
Matemática: Contagem, Tamanhos, Comparações, formas, peso, medida,quantidade, dúzia, meia dúzia, tempo, Histórias Matemáticas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu coletivamente com os alunos. Após todos terem opinado a respeito da pergunta exploratória, foi realizado levantamento das ações a serem implementadas na turma construindo um painel com os passos do planejamento cooperativo contendo aquilo que a turma sabia, o que queriam saber e de que forma isso poderia acontecer.

Ficha Técnica
Escola
EMEI INFÂNCIA FELIZ

Diretor
MARLI DE QUAROS

Turma
JARDIM A1

Número de alunos
19

Educadores
Taís Caroline da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Não-Me-Toque

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NÃO-ME-TOQUE/RS

Apoiadores
Prefeitura Municipal- SMECD

Assessoria Pedagógica
Terezinha Brizola- coordenadora da Escola e Eloisa de Avila Pauletto-Ulbra Carazinho
O trabalho com projeto cooperativo é fantástico permitindo ao educadores planejar aulas do interesse dos alunos, assim o resultado do aprendizado é muito maior, os alunos aprendem ensinando e ensinam aprendendo. O professor assume o papel de mediador do conhecimento e os alunos buscam informações, realizando expedição investigativa buscando respostas para as curiosidades e o professor reúne informações transformando- as em conteúdo de forma interdisciplinar.
Professora Taís Caroline da Silva | Professor(a)

Repercussão na mídia

Todo o projeto está sendo divulgado com as atividades diárias no facebook - página Jardim Infância Feliz. confira acessando o Link https://www.facebook.com/pages/Jardim-Infancia-Feliz/233986143451590