A vida das galinhas
“ To gostando do projeto das galinhas, aprendi um monte de coisas da vida delas, até que comem minhoca e as minhocas comem o resto das nossas comidas. Caçamos minhoca e vamos fazer um minqhocário para tratar as galinhas da minha chácara. Aprendi que pra nascer pintinho o ovo tem que ser galado e só acontece quando a galinha dorme com o galo. Quero descobri mais sobre as galinhas e ir no aviário e fazer panqueca com o ovo.
Guilherme Donatti Horscheidt- 4 anos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Iniciou em uma atividade de recortes quando uma aluna encontrou na Revista Nova Escola uma reportagem sobre galinhas. A boa pergunta foi o questionamento: como a galinha nasceu do ovo se o ovo nasce da galinha? Fizemos uma rodinha e várias curiosidades surgiram naquele momento. Outra aluna afirmou que o ovo que gerou a primeira galinha deve ter sido colocado por Jesus no galinheiro. Naquele momento nasceu nosso projeto cooperativo.
Objetivos
Investigar o modo de vida das galinhas, classificar espécies, cores, o corpo, a alimentação e seu habitat. Coletar dados por meio de pesquisa e observações em galinheiro, aviário, açougue. Experimentar contato com pintinhos, galinha, galo, ovos. Observar e apreender os cuidados com o animal com visita em aviário e galinheiro,chácara. Identificar as utilidades e a importância desse animal em nossa vida. Formar noção de lei natural, desenvolvimento e reprodução de seres vivos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, familiares, apoiadores e parceiros, direção, professores, funcionários, comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: Contação de Histórias, identificação das letras, Leitura e Dramatização de Histórias, encenação de cantigas, Assistir e comentar filmes;
Artes e Educação Física:Desenhos e trabalhos manuais, confecção de deboches, fantoches, animais com sucata e materiais alternativos, confecção de Painéis com gravuras e trabalhos com a pena da galinha, textos coletivos, poemas e quadrinhas, músicas, brincadeiras de roda e cantigas.
Ciências Sociais e Naturais: O animal e suas características, espécies, características, modo de vida, habitat, alimentação, cuidados. Cadeia alimentar, reprodução dos seres vivos, processo de ovulação, utilidade e importância dos derivados da galinha.
Matemática: Contagem, Tamanhos, Comparações, formas, peso, medida,quantidade, dúzia, meia dúzia, tempo, Histórias Matemáticas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu coletivamente com os alunos. Após todos terem opinado a respeito da pergunta exploratória, foi realizado levantamento das ações a serem implementadas na turma construindo um painel com os passos do planejamento cooperativo contendo aquilo que a turma sabia, o que queriam saber e de que forma isso poderia acontecer.