Brinquedos e Brincadeiras tradicionais
“ Momento prazeroso para brincar com o filho, esse tempo que tivemos aqui no Centro Arco Iris
Edivani Rosante | responsável
Expedição Investigativa
Saímos com os alunos do pré II em um passeio pelo bairro São Jose Operário para observarmos se havia espaço agradável e seguro para realização de brincadeiras tradicionais. Durante esse percurso visitamos o campo de futebol e a praça do bairro, deixando nossos alunos felizes ao perceberem que existem ambientes diferente ao do espaço escolar propicio ao brincar.
Objetivos
Proporcionar ao educando meios de ampliar seus conhecimentos sobre o tema brinquedos e brincadeiras, oportunizando vivenciar e participar de momentos saudáveis, criativos que possibilitam uma interação e socialização no desenvolvimento físico, social e intelectual da criança.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos, educador, gestores do Centro de Educação Infantil, colaboradores Sicredi, Secretaria Municipal de Educação, comunidade escolar e Palestra realizada pela Educadora Jomilda Maria de Araújo Schmitt.
Articulação com o currículo
Movimento:
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Percepção de estruturas rítmicas para expressar–se corporalmente por meio de brincadeiras
Natureza e Sociedade:
Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música:
Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes:
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.
Linguagem Oral e Escrita:
Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A roda de conversa iniciou com o questionamento, “o que vimos no passeio?” A qual foi respondida pelos alunos, muitos carros, motos, pessoas a pé, bicicletas transitando pelas ruas. Passeios este que visitamos o campo de futebol , perceberam que é um ótimo lugar para brincar. Em seguida fomos à praça do bairro, onde tem uma quadra de areia ideal para realizarmos atividades lúdicas. E na empolgação das crianças percebeu-se que esse seria o tema Ideal a ser trabalhado.