Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e Brincadeiras tradicionais Momento prazeroso para brincar com o filho, esse tempo que tivemos aqui no Centro Arco Iris
Edivani Rosante | responsável
Expedição Investigativa

Saímos com os alunos do pré II em um passeio pelo bairro São Jose Operário para observarmos se havia espaço agradável e seguro para realização de brincadeiras tradicionais. Durante esse percurso visitamos o campo de futebol e a praça do bairro, deixando nossos alunos felizes ao perceberem que existem ambientes diferente ao do espaço escolar propicio ao brincar.

Objetivos

Proporcionar ao educando meios de ampliar seus conhecimentos sobre o tema brinquedos e brincadeiras, oportunizando vivenciar e participar de momentos saudáveis, criativos que possibilitam uma interação e socialização no desenvolvimento físico, social e intelectual da criança.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos, educador, gestores do Centro de Educação Infantil, colaboradores Sicredi, Secretaria Municipal de Educação, comunidade escolar e Palestra realizada pela Educadora Jomilda Maria de Araújo Schmitt.

Articulação com o currículo

Movimento:
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Percepção de estruturas rítmicas para expressar–se corporalmente por meio de brincadeiras
Natureza e Sociedade:
Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música:
Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes:
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.
Linguagem Oral e Escrita:
Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.




Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A roda de conversa iniciou com o questionamento, “o que vimos no passeio?” A qual foi respondida pelos alunos, muitos carros, motos, pessoas a pé, bicicletas transitando pelas ruas. Passeios este que visitamos o campo de futebol , perceberam que é um ótimo lugar para brincar. Em seguida fomos à praça do bairro, onde tem uma quadra de areia ideal para realizarmos atividades lúdicas. E na empolgação das crianças percebeu-se que esse seria o tema Ideal a ser trabalhado.

Ficha Técnica
Escola
Cei Arco Iris

Turma
Pré ll B vespertino

Número de alunos
23

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Assessoria Pedagógica
Isabel Braz
Foi um projeto muito bom de ser trabalhado, pois conseguimos aproximar os filhos de seus pais em um tarde de lazer resgatando as brincadeiras que fizeram parte de infância dos pais
Florêncio Pereira da Silva | Professor(a)