Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A IMORTÂNCIA DO LEITE Gostei de participar deste projeto, pois aprendi o quanto é importante tomar leite todos os dias para ter um crescimento saudável, além das visitas que fizemos nas chácaras.
Bianca Santos Nunes | aluno(a)
É um projeto muito interessante porque mostrou às crianças de onde vem o leite, como ele é processado até chegar a nossas mesas, quais os tipos de leite e o quanto é importante para uma alimentação saudável e rico em cálcio e o mais interessante foi ver o entusiasmo da minha filha em cada atividade desenvolvida e o aprendizado em relação ao projeto.
Adriana Favin | responsável
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória: O que devemos fazer para evitar o desperdício de alimentos no nosso CEI? Isso porque sempre deixam restos, havendo desperdício. Observamos, logo após o lanche vimos as sobras e percebemos que o leite era o alimento que mais sobrava.

Objetivos

Proporcionar aos alunos a oportunidade de descobrir de onde vem o leite e a importância do mesmo no crescimento saudável da criança, principalmente na faixa etária de 0 a 6 anos e todo o processamento para chegar até nossa mesa.

Comunidade de Aprendizagem

Foi realizado o projeto juntamente com os colaboradores: Sicredi, secretaria de educação municipal, nutricionista Margaretha Borg com palestra para a comunidade sobre a importância do leite para suprir as necessidades minerais do organismo, visita em loco na estância Buriti e cooperativa COOPROPAN com a finalidade de ampliar os conhecimentos em relação aos animais que nos fornecem leite e o processo de pasteurização e embalagens do leite.

Articulação com o currículo

PROJETO: Linguagem, matemática,ciências naturais e artes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em circulo pedi para levantarem as mãos e decidirem o que queriam em relação ao que tinham visto na expedição e quase ninguém se manifestou.
Mas fizeram uma pergunta: “Se a sobra do leite era dos alunos que não gostam de leite, porque eles pegam e não tomam”?
A roda de conversa continuou e depois de um tempo constatamos a falta de interesse por parte de alguns alunos em relação ao leite, então decidimos trabalhar a importância do leite.

Ficha Técnica
Escola
CEI NOSSO LAR

Diretor
ANGELA BARBOSA DOS SANTOS RIGUI

Turma
PRE II A

Número de alunos
22

Educadores
AUXILIAR DE SALA: VANESSA COIMBRA

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Apoiadores
ESTANCIA BURITI; COOPERATIVA COOPROPAN

Assessoria Pedagógica
ILMA DE ARAUJO SILVA
Trabalhei este projeto com a expectativa de que os educandos compreendessem melhor ou até mesmo conhecessem um pouco mais sobre a importância do leite na faixa etária em que estão e que todo conhecimento adquirido em relação ao leite refletissem em seus familiares.
Genival Pereira Araujo | Professor(a)