BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“ Eu sou kauã, adorei fazer o brinquedo.
kauã Felipe Cortes | aluno(a)
“ Este projeto é maravilhoso, pois o brincar e resgatar brincadeiras na era digital que nos encontramos hoje, é fundamental. Tirar um tempo para brincar com seu filho é muito importante. Quanto a colaboração dos pais no projeto, é muito bom, pois eles irão interagir com a escola e principalmente irão construir brincando. Tudo para o bem de nós pais e principalmente dos nossos filhos.
Ivanete Mazzucatto | responsável
Expedição Investigativa
Passeio na Escola 11 de Abril (praça e brinquedos).
Passeio curioso com observação dos brinquedos:
Como são? Todos iguais? O que tem na Escola 11 de Abril e que tem na Escola Vó Alma? Brinquedos: como é? cor, tamanho, quantidade? O que mais poderia ter de brinquedos na escola e no parque? Socialização na sala: Quantos tem? Qual o maior? Qual o menor? Qual igual?
Objetivos
Resgatar a importância do brincar incentivando as diversas formas desde o brincar com os brinquedos já prontos até a construção de seus próprios brinquedos e brincadeiras visando o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Comunidade de Aprendizagem
Resgate de brinquedos e brincadeiras com a participação das famílias no processo de construção.
Articulação com o currículo
Formas geométricas
Oralidade ou expressão corporal;
Matemática;
Sequência numérica;
Relação número quantidade;
Formas geométricas;
Arte (pintura, recorte, colagem, desenho, dobradura);
Modelagem;
Expressão corporal;
Coordenação motora ampla e fina;
Música, ritmo;
Dramatização.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Todo processo está sendo desenvolvido com o envolvimento de professores e alunos de forma reflexiva e democrática concretizando cada elemento como protagonista do projeto.