Classificação: Eu
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O MUNDO DOS SENTIDOS
Expedição Investigativa

Os materiais serão colocados na sala para serem explorados na rodinha e individualmente.

Objetivos

Vivenciar experiências, desenvolvendo a coordenação motora e explorando os sentidos.

Comunidade de Aprendizagem

Para este projeto é muito importante a participação dos pais acompanhando seus filhos em casa, assim como toda a comunidade escolar trabalhando para o objetivo do projeto ser alcançado.

Articulação com o currículo

Observação e manipulação
Segurar e manusear objetos
Ouvir Histórias
Balbuciar nomes
Expressar desejos e necessidades, estados emocionais
Avançar na linguagem
Manusear livros e revistas
Explorar diferentes posturas corporais
Reagir a estímulos
Rolar, engatinhar, arrastar, empurrar, puxar...
Movimentos com línguas e lábios
Soprar, sugar, chupar, mastigar
Música
Observação e identificação de imagens
Jogo simbólico
Coordenação viso motora
Cuidado com o próprio corpo
Órgãos dos sentidos e suas sensações
Ambiente (animais, plantas)
Sensações físicas
Imagem corporal
Espaço (dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, de um lado, do outro, longe, perto)
Distinguir noite, dia, chuva, sol, nublado, quente, frio, agora, depois
Relações de convivência social
Rabiscar
Pintura
Exploração e manipulação de diversos materiais
Colagem
Diferentes formas, texturas (tinta guache, tinturas em jornal)
Gestos
Ritmo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na forma de uma entrevista com os pais. Além da adaptação neste ambiente novo é necessário se adaptar a outros fatores como o sono, alimentação, higiene e vários tipos de estimulação. Envolvimento e orientações aos pais.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FAVINHOS DE MEL - LAR DA MENINA

Turma
Berçário 1

Número de alunos
10

Educadores
Nelci Fátima de Goes Carvalho

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das sensações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.